31 dezembro, 2012

SARAMAGO, José – QUE FAREI COM ESTE LIVRO? Posfácio de Luiz Francisco Rebello. Lisboa, Editorial Caminho, 1980. In-8º (18,5cm) de 167, [1] p. ; B.
1ª edição.
“Peça de teatro publicada em 1980, dois anos antes da obra-prima Memorial do Convento, é um livro que define, já nessa fase inicial da sua carreira, o estilo ácido, corrosivo, de José Saramago. Não é exagero afirmar-se que o livro se resume a uma sátira aos vícios do reino, vícios de ontem e de hoje.”
Camões segura com ambas as mãos o primeiro exemplar [d’Os Lusíadas] saído dos prelos, e formula então a pergunta que dá o título à peça: «Que farei com este livro?». Mas logo a transforma noutra pergunta que é afinal a resposta justa àquela – e a única possível: «Que fareis com este livro?». Porque escrevendo Os Lusíadas, Camões fez o que lhe cumpria fazer – o resto é já com os seus leitores. […] No limiar de um tempo novo, é uma nova existência que começa. Um novo drama também, cujo protagonista já não é Luís Vaz de Camões, mas o destinatário do seu livro e a sua razão maior de ser (e agora também desta peça que o toma para ponto de partida): o povo português.” (excerto do posfácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário