04 dezembro, 2012

GARRETT, J. B. de Almeida - MEROPE. - GIL VICENTE. Theatro de... II. Lisboa, Typographia de José Baptista Morando. 1841. In-8º (15,5cm) de [6], 311, [1] p. ; E. Obras de J. B. de Almeida Garrett, III (segundo do theatro).
1ª edição.
"Tinha dezoito annos quando fiz ésta tragedia; foi nos meus últimos tempos de Coimbra, tempos de memoria saudosa porque eram todos de innocencia e de esperança. Não sei se é por isso que ainda tenho tanto amor a tam perfeito insaio, e me não atrevo a queimá-lo, como fiz a tantos versos e a tantas prosas da minha criancice. Mas parece-me que não, e que so o conservo pela sincerea vontade de mostrar como comecei a ingatinhar na carreira dramatica com as andadeiras classicas e aristotelicas que a ninguem se tiravam ainda em Portugal. 
Romantismo, ca o houve sempre; esse molestia, se tal é, esse andaço de bexigas, como ja lhe ouvi chamar, nunca sahiu da nossa peninsula. Mas a vaccina, como a prepararam Goëthe e Scott, essa é que não havia; e creio que fui eu que a introduzi.
Deus me perdoe se fiz mal. Já coméço a desconfiar que sim..." 
(excerto da introdução)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Folhas de anterrosto, rosto e 1º caderno solto; algumas páginas apresentam manchas de oxidação; inscrição coeva com assinatura de posse na f. de guarda (em bco).
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário