26 dezembro, 2012

MORAIS, Tenente Pina de – O SOLDADO-SAUDADE NA GUERRA-GRANDE. Rio de Janeiro, Renascença Portuguesa – Porto [imp. na Typographia do Annuario do Brasil], 1921. In-8º (18cm) de 157, [3] p. ; [7] f. il. ; E.
Ilustrado com 7 estampas em extratexto.
Conjunto de crónicas, episódios e histórias da Grande Guerra.
[…] “Era assim o peito do meu soldado!
Nunca esquecerei a sua figura heroica que vi sempre – recortada na neve branca da planície, na água lodosa dos drenos ou confundida nas crateras escuras das trincheiras.
Entardecia na Flandres, o Ocidente muito longe prás bandas de Portugal. As sombras dos combatentes esbatiam-se nas escarpas. O silêncio de um dia sem combater enchia a terra de meditações cristãs.
Ai do lusíada, coitado!...
Dobrava no convento das trincheiras….”
(excerto do Soldado-Saudade)
Índice:
O Soldado-Saudade. A Melhor Esmola. Panache. «O Ganga» bom soldado. Um Remorso. O Capitão dos «Souvenirs». Maçonaria de Trincheiras. Cauchemar. Madame la Baronne. A Morte de Pierrot. O «Lisboa». La Petite Viéve. O ultimo Natal da guerra. Madame la Fermière. Um como tantos. Médicos. O Medo. Ingleses e Americanos. A Caveira. Uma francesa famosa. Musa das Trincheiras: - Fado do Soldado – Fado do «Corned Beef» - A Carta do Soldado - * * * - Os Morteiros – Em Campanha 7-XII-917 – A Nevada – Balada da Neve na Trincheira – A Bala. Ultimas paginas d’um diário.
Encadernação editorial decorada com cercadura nas pastas e ferros a negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Pasta anterior levemente descorada; assinatura de posse datada na 1ª p. em bco. (que antecede f. anterrosto).
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário