28 dezembro, 2012

GOMES, Leovigildo dos Santos – “COMISSÃO NO ARQUIPÉLAGO” (Episódio marítimo durante a Guerra de 1939-1945). Lisboa, Depositária: Parceria António Maria Pereira, [1959]. In-8º (19cm) de 126, [2] p. ; B.
Dramática narrativa do resgate dos náufragos de um navio mercante inglês – o «Roxburg-Castle» - torpedeado pelo submarino alemão U-107 ao largo dos Açores. O salvamento foi realizado pelo contra-tropedeiro da Armada Portuguesa, «Lima», comandado pelo capitão-tenente Sarmento Rodrigues, que no regresso a Ponta Delgada foi atingido por brutal tempestade, salvando-se miraculosamente.
Á velocidade de vinte e seis milhas o navio tenta ganhar a ilha de S. Miguel, antes da noite, fugindo ao tufão anunciado de oeste… […] O navio erguia a proa com esforço, estremecendo continuamente. Parecia estalar de encontro às ondas que o empenavam, resfolgando os pulmões o último arranque pedido. Galgada a vaga, caía como vencido na cruenta luta, mas em último sacrifício seus músculos de ferro faziam-no empinar, sacudindo dos flancos turbilhões de espuma. […] Mas uma vaga de maior dimensão ainda, eleva pela popa a unidade de guerra, obriga-a a descair sobre bombordo com uma inclinação que causa calafrios e quando toda a marinhagem esperava, fria como o mármore, ver o navio soerguer-se, nova vaga semelhante à anterior, sem dar tempo de reequilíbrio, impele-o mais para a bocarra imensa, pondo a descoberto todo o bombordo até à quilha. […] O corpo cinzento não reage; dobra-se num último estremeção, procura instintivamente a firmeza a fugir. Todo o bombordo assenta no mar cavado que entra pelas chaminés, sufocando o fumo por instantes…
Ainda relativamente a este episódio, refere o autor no apêndice: “Neste barco o aparelho de medir a inclinação registou uma terrível oscilação de oitenta graus, mas ergueu-se de novo. Não há memória de um navio registar semelhante inclinação e sobreviver.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa suja, com defeitos.
Raro.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário