06 dezembro, 2012

RODRIGUES, Thomaz – OS MISTERIOS DA INQUISIÇÃO : os crimes da egreja. Interessante descripção sobre todos os horrorosos crimes organizados pelos tribunaes da Companhia de Jesus. Pelo ex-capelão… Lisboa, Livraria Barateira, [s.d.]. In-8.º (19,5cm) de [2], 74 p. ; B.
1.ª edição.
Episódios de padecimentos e confissões, sob tortura, às mãos da Inquisição portuguesa e espanhola.
“A historia da Inquisição é incompleta em todos os auctores os mais desenvolvidos e os mais conhecedores das paginas tragicas deste tribunal. É natural que assim suceda, lembrando-nos que morriam no esquecimento e na sepultura os processos – de toda essa vasta criminalogia. No entanto alguma coisa irradiou até nós de dentro das paredes soturnas do Santo Oficio, e essa infima parte conhecida tem tanto interesse, pelo revoltoso e infame que contem, que nunca é demais um livro a fazer reviver esses tétricos casos.”
(Excerto do prólogo)
Tomás Rodrigues. Do autor pouco se sabe, a não ser que utiliza a referência “ex-capelão”, e a autoria de outra obra, registada na Biblioteca Nacional com o título «Os Crimes dos Padres e a Luxúria das Freiras». Será o nome fictício, utilizado em jeito de homenagem ao cristão-novo Tomás Rodrigues que, com a sua família, morreu ás mãos da Inquisição portuguesa no séc. XVII? (v. «Razia de uma família inteira», http://www.arlindo-correia.com/021212.html)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa vincada nos cantos; lombada com defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário