15 dezembro, 2012

ABREU, Dr. Paulo Cancella d' - OS TRANSPORTES MARITIMOS DO ESTADO. Discurso proferido nas sessões de 14 e 16 de junho de 1922 da Camara dos Deputados pelo Deputado Monarchico... [S.l.], Edição das Juventudes Monarchicas Conservadoras, 1922. In-8.º (21cm) de 51, [1] p. ; B. Col. Os Grandes Encandalos da Republica, 1
1.ª edição.
Esta Colecção, «Os Grandes Escandalos da Republica», seria parte de um projecto de divulgação dos "pecados" da governação republicana; tanto quanto se sabe, este opúsculo não teve continuidade, o n.º 1 é tudo quanto foi publicado.
"SR. PRESIDENTE: Conforme as prescripções regimentaes, vou enviar para a meza a minha moção, concebida nos seguintes termos: «A Camara, reconhecendo a ruinosa administração do Estado em tudo o que respeita á utilização dos navios aprehendidos aos subditos inimigos, durante a guerra, de onde advieram para o thesouro publico prejuizos de algumas centenas de milhares de contos, passa á ordem do dia.»..."
Matérias:
I – Uma sessão histórica!...
- A apreensão dos navios alemães e austriacos. Suas causas. - O que foi o contracto Furness?! - Quanto rendeu o contracto Furness. - Um contracto ruinoso. - Erro na tonelagem. Prejuizos: - dezenas de milhares de contos!...
- Falta de actualização. Prejuizos: - dezenas de milhares de contos! - Total dos prejuízos. - Um navio transformado em horta!... - O contracto Furness não foi cumprido. Prejuizos: - dezenas de milhares de contos! - Os salvados… para elles!... - Prejuizos de centenas de milhares de contos.
II – Os escândalos dos Transportes Maritimos
- Compra e venda de cambiaes. - Roubos. - Emfarruscadelas… - Armazens. - Contabilidade e Escripta. - Agentes. - Pessoal. - Arrestos… e vergonhas. - Fretamentos. Tremendas responsabilidades dos governos da Republica
O Psichiatra dr. Camoezas! – Os boatos.
Continua o sudário!... Vexames de toda a ordem! A proposta de liquidação. T. M. E!…
“Pra nós, sr. Presidente, o ponto capital é este: acabar imediatamente com aquella vergonha nacional, que é, na phrase do sr. Presidente do Ministerio, um fóco de infecção.
Nada mais de Transportes Maritimos do Estado.
Transportes… Maritimos… do Estado!...
T… M… E!…
Estas três letras fatídicas serão o seu epithaphio. Devem ser gravadas ao alto no Pelourinho a que, na Historia para todo o sempre, há-de ficar amarrado a administração republicana!” (excerto do texto)
Paulo Cancela de Abreu (1885-1974). "Foi um jurista português, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, dirigente da Ordem dos Advogados. Monárquico assumido. Presidente da Assembleia-geral das Juventudes Monárquicas Conservadoras e dirigente da Causa Monárquica. Secretário do Ministro da Justiça, Artur Montenegro (1909); Subdelegado do Procurador Régio em Águeda e Lisboa (1909-1910); Deputado (1922-1925). Corajoso, interventivo e batalhador, participou como deputado em seis legislaturas, sempre pelo círculo de Aveiro."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário