01 dezembro, 2012

CARVALHO, Major Vasco de – A 2.ª DIVISÃO PORTUGUESA NA BATALHA DO LYS (9 de Abril de 1919). Prefácio do Sr. General F. Tamagnini, Comandante do Corpo Expedicionário a França. Com 2 cartas e 15 gravuras extra-texto. Lisboa, Lusitania Editora, Limitada, 1924. In-4.º (24cm) de XV, [1], 414, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada no texto e em separado com mapas desdobráveis, fotografias da frente, retratos de insignes figuras do Exército Português, etc.
Livro muito valorizado pela assinatura possessória do coronel Bento Roma, um dos bravos de La Lys, respectivamente, na capa, na f. anterrosto e na f. rosto do livro, e no interior, nas p. XIII e 1.
“[…] Cincoenta e cinco mil portuguezes foram mandados para a França, constituindo um Corpo de Exercito a duas divisões, cujos quadros nunca se completaram e que não recebeu os depositos indispensáveis para suprir as baixas, ocasionadas pelas doenças e pelo inimigo, e substituir os repatriados, na maior parte minados pela implacável tuberculose adquiridas nas pantanosas planícies da Flandres. As tropas embarcaram para a França, não mantendo o grau de disciplina, que seria mistér, nalguns batalhões do primeiro troço expedicionário.
[…] Mas em pouco dias, graças á dedicação e atitude enérgica d’alguns oficiaes das missões, que precederam as tropas em frança, e de uma minoria de optimos graduados dos quadros das unidades, a disciplina foi gradualmente melhorada e estava perfeitamente assegurada, quando as tropas entraram nas linhas. […] Não pretendo fazer aqui a historia do C. E. P.. Essa far-se há um dia completa, quando forem conhecidos factos a que as publicações, que bastantes são já, sobre a acção das nossas tropas em França se não referem, e que preciso é cheguem ao conhecimento do Paiz. Escrevi estas mal alinhavadas paginas a pedido do auctor do trabalho que vae seguir-se, que teve para comigo a gentileza de me escolher para lhe prefaciar o seu livro, onde o leitor vae encontrar uma descripção minuciosa do ataque de 9 de Abril, a narrativa circunstanciada da acção das unidades das diferentes armas que constituiam a nossa divisão, e um estudo analytico da situação durante os dias que precederam o ataque. Pelo menos, que eu conheça, não há publicada descripção mais completa e verdadeira e que deve merecer todo o credito, pois o seu auctor foi testemunha presencial do ataque, fazendo parte do Estado maior da Divisão Portugueza.” (excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário