28 outubro, 2012

SKAPINAKIS, Nikias – QUARTOS IMAGINARIOS. Michel Butor; Bernardo Pinto de Almeida; Vasco Graça Moura. Porto, Edições Gémeo, 2006. In-4º (25cm) de 84, [4] p. ; il. ; E.
(...) Se muitos pintores não têm por quarto mais do que um recanto do seu atelier, outros, mais pobres ainda, não têm por atelier mais do que o seu quarto. Pintam sobre o chão, fazem cavalete de uma cadeira, dispõem as maçãs e os pincéis destinados a uma natureza morta sobre o canto de uma mesa estreita. (...) Mas "o quarto do pintor" é um tema muito pouco tratado. Pensa-se imediatamente no de Vincent Van Gogh.
É como se a maior parte dos pintores tivesse algum escrúpulo em nos pôr à vista essa zona do seu desatamento. (Michel Butor)
Nikias Skapinakis. "De ascendência grega, nasceu em Lisboa em 1931. Frequentou o curso de arquitectura, que abandonou para se dedicar à pintura, actividade que manteve desde 1948 até ao presente. O seu trabalho caracteriza-se por séries que se desenvolvem entre figuração e a parafiguração abstractizante. Em 1985, a Fundação GulbenkianCAM mostrou uma exposição antológica da sua pintura, em 1996 o Museu do Chiado realizou uma retrospectiva de retratos (1955-1974) e em 2000 a Fundação de Serralves apresentou a antológica “Prospectiva (1966-2000)”. Em 2005 realizou um painel em cerâmica para o Metropolitano de Lisboa. Em 2006 a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva apresentou a série “Quartos Imaginários”. Tem publicado textos de intervenção crítica em vários jornais e revistas."
Encadernação cartonada do editor.
Exemplar em bom estado de conservação.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário