24 outubro, 2012

BARBOSA, José – PELA GREI (aspectos da nossa gente). Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1913. In-8º (19cm) de 175, [5] p. ; B.
“Os artigos que formam este volume foram publicados em 1909 e 1910 na imprensa de Lisboa, e, na sua quási totalidade, na Lucta. Reeditando-os agora, por esta forma mais duradoura, procuro deixar registadas opiniões que, solidamente assentes no meu espirito, não têm ainda motivo algum para o meu repúdio. Não as rejeito hoje que a república está feita e definitivamente constitui, a meu vêr, o regime político da Nação Portuguesa. Os problemas sociais da gente portuguesa não foram nem podiam ser resolvidos pelo cinco de outubro. O acto revolucionário abriu às aspirações nacionais possibilidades de realização com as quais podemos hoje contar nos esforços tendentes a quaisquer obras de progresso, a quaisquer idéas de emancipação política, económica e financeira. […] O que escrevi em 1909 e 1910 é reeditado tal e qual, sem ódios e sem invejas, saiu da minha pena nêsses dias de ansiada esperança em que imaginei que pela grei trabalhávamos. Creio que, então, não errava: a República aí está, forte, e forte permanecerá para que déla colha o povo português os benefícios que esperava e de cuja realização coisa alguma me autoriza a descrer.” (excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e sociológico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário