07 outubro, 2012

HENRIQUES, Renano & HENRIQUES, Tito - A COMPANHIA DAS LEZÍRIAS : mito ou realidade? Contribuição para o estudo de um dos mais ignorados processos da história portuguesa. Perspectivas de desenvolvimento pecuário. Lisboa, Companhia das Lezírias, 1979. In-8.º (21 cm) de 298, [14] p. ; [1] mapa desdob. ; B.
1.ª edição.
Contém desdobrável com fac-símile de planta topográfica da Companhia as Lezírias em 1907
"Não subestimamos nem sobrevalorizamos os condicionalismos que impedem o inteiro desabrochar da Lezíria de Vila Franca. Encará-lo-emos tal como são, com espírito pragmático e sentido crítico naquilo que se nos afigure que mereça censura, seja ela dirigida à Companhia das Lezírias, seja ao próprio Governo, porque talvez a ambos caiba a responsabilidade no que está por fazer na campina ribatejana para a transformar naquilo que para muitos devia ser a maior horta e estábulo rurais do Ribatejo e muito particularmente da Grande Lisboa."
Índice:
I Parte. Evolução Histórica: I - A constituição de Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado. II - O Período Inicial (1836-1900). III - O Período Intermédio (1900-1975). IV - O Período Final (Nacionalização da Companhia das Lezírias). Resumo e conclusões da I Parte. II Parte. Perspectivas de Desenvolvimento Pecuário: Introdução. I - Referência sumária à situação anterior. II - Potencialidades. III - Condicionalismos. IV - Perspectivas. Resumo e conclusões da II Parte. | Posfácio. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico, económico e social.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário