23 outubro, 2012

SAMPAYO, Diogo de Carvalho e – TRATADO DAS CORES. QUE CONSTA DE TRES PARTES: ANALYTICA, SYNTHETICA, HERMENEUTICA. OFFERECIDO aos amadores das sciencias naturaes, e a os dilectantes, e artistas, que começaõ a ocupar-se de todo o género de trabalho colorido : por… Cavalheiro da Ordem de Malta. Reprodução fac-simile do exemplar da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Precedido pela apresentação de um beve ensaio bio-bibliográfico: Diogo de Carvalho e Sampayo e os seus escritos sobre a cor, por Rui Graça de Castro Feijó, Professor da Universidade do Porto. Lisboa, Lisboa, Chaves Ferreira – Publicações, S.A., 2001. In-4º (28,5cm) de XVI p., [12] f., [4] p. ; XIV, 153 p. ; [18] f. il. ; E.
Edição facsimilada segundo o exemplar de 1787 existente na Biblioteca Pública Municipal do Porto.
“Este breve Tratado naõ he outra cousa mais, que huma clara exposiçaõ das minhas ideas, a respeito das Cores, na mesma ordem, com que ellas se me presentáraõ.
Illuminando alguns planos, me apercebi dos diversos effeitos, que resultavaõ da mixtura de differentes Cores. Fiz experiencias mais methodicas, e me pareceo, que sobre os seus resultados, se poderiaõ estabelecer alguns Principios. Estes Principios, nascidos da experiencia, os achei conformes ás analogias da Natureza; e assim os tive por verdadeiros.” (excerto de prefácio do original)
Edição de luxo. O acabamento foi processado manualmente pela Imprensa Portuguesa, utilizando uma encadernação em tela de seda, com ferros gravados a ouro e aplicação manual de uma gravura, com assinatura de Mestre Domingos Silva. A gravura da capa reproduz um retrato de Diogo de Carvalho e Sampayo, existente no Paço de Gominhães, em Vizela.
Desta edição foi feita uma tiragem de 2250  exemplares. Todos os exemplares foram numerados e assinados com a chancela do editor. A este exemplar corresponde o nº 1479.
Exemplar em bom estado de conservação.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário