27 outubro, 2012

CHAGAS, João – A ULTIMA CRISE. Commentarios á situação da Republica Portugueza. Porto, João Chagas [Comp. e imp. na Typ. da Empreza Guedes], 1915. In-8º (21, 5cm) de 32 p. ; B.
“No momento em que começo a escrever estas linhas, tenho a impressão de que o que estou vendo e ovindo n’este paiz é, não uma realidade monstruosa, mas o resultado de um monstruoso pezadello.
Sobrevive em Portugal aquelle livre regimen por que nos batemos durante vinte longos anos de luctas, que levamos pesadamente sobre os hombros até á mais alta cumíada da nossa historia e que depozemos ahi como um vivo padrão da velha energia lusitana? ou foi elle derrubado por alguma nova convulsão da nossa tão agitada terra e não existe já?
[…] A singularidade d’este monstruoso caso da historia nacional consiste em que o regímen sobrevive á sua própria derrota, que outra coisa não é o que se está passando. – Existe e já não é reconhecido pelos que o servem: a sua Constituição foi declarada insubsistente; do seu primeiro parlamento não há vestígios; a sua autoridade sahiu-lhe das mãos e passou para as mão de adversários; as suas leis foram modificadas, ou annulladas; os seus servidores tornaram-se-lhe suspeitos e são perseguidos; finalmente os seus inimigos foram reconhecidos como legítimos, reconduzidos ao paiz e restituídos ás suas posições. […] e tem-se a impressão de que a Republica ainda existe n’este paiz por uma atenção pessoal do Sr. Pimenta de Castro para com o seu amigo Manuel de Arriaga. […] A maior mentira da Republica foi a dos seus partidos.” (excerto da 1ª parte do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Falta a f. rosto.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário