30 outubro, 2012

MACHADO, Bernardino – A POLÍTICA E O PODER MILITAR. Vila-Nova-de-Famalicão, Tip. «Minerva», de Cruz, Sousa & Barbosa, L.da, 1926. In-8º (22cm) de 20, [2] p. ; il. ; B.
Bernardino Machado após o golpe militar de 28 de Maio editou o opúsculo "A Política e o Poder Militar", com textos indispensáveis para a compreensão da insurreição.
“Quando transmiti os poderes presidenciais, fi-lo a um chefe de governo, de coração republicano, que eu sabia bem que se propunha restaurar o mais breve possível a ordem constitucional. […] Aqueles que fizeram ou apoiaram a insurreição de 28 de Maio, na ideia de que as instituições republicanas padeciam das arbitrariedades partidárias, não quiseram certamente substituir às dos partidos políticos as duma facção militar prepotente, arvorando o mando ditatorial em dogma. […] A ditadura é congénere da Monarquia. Quem diz democracia, diz liberdade. E, enquanto não a recobrarmos, não estamos em República.” (excerto da Declaração)
Opúsculo endereçado a Octaviano de Sá - insigne figura do meio cultural e literário coimbrão -, aparentemente, pelo punho do próprio Bernardino Machado. – “Exmo Sr Dr. O. de Sá. Caminha.
Curiosíssima a utilização dada à contracapa do livro, dispensando o envelope. Nela podemos observar, para além do endereço, dois selos de 5c. e 10c., de 1926 – «Ceres» (emissão de Londres) carimbados pelos correios de Famalicão com data de “6-10-26”.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos e sinais de humidade.
Selo de biblioteca na capa e ex-libris de Octaviano de Sá no verso da capa.
Invulgar.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário