09 outubro, 2012

LEITE, Teixeira - COMO NASCEU A PORTUGUESA. Lisboa, Terra Livre, 1978. In-8º (20,5cm) de 63, [1] p. ; il. ; B. Colecção Portugal Ontem, Portugal Hoje
Ilustrado com reproduções de retratos de Machado Santos, Henrique Lopes de Mendonça, Alfredo Keil e Anselmo Braamcamp Freire, e fotografias do poema e partitura d’A Portuguesa.
 “[…] Quando se proclamou a República (5 de Outubro de 1910), instintivamente foi adoptada A Portuguesa como sua legítima expressão musical. O Ministro da Guerra do Governo Provisório, em nota de 17 de Novembro desse ano, determinava perentoriamente: «Que sempre se execute o hino nacional, A Portuguesa!» A Assembleia Nacional, depois, consagrá-la-ia na sua sessão de 19 de Junho de 1911, ao celebrá-la. Anselmo Braamcamp Freire, descendente de liberais e vintistas, presidente da Constituinte, exclamou: - O hino nacional é A Portuguesa! «Não pôde continuar. Reboaram as aclamações delirantes na sala onde se firmavam as leis básicas do regime» (Rocha Martins)” (excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário