28 outubro, 2012

OBRAS COMPLETAS DE D. FRANCISCO DE S. LUIZ, Cardeal Patriarcha de Lisboa. Publicadas por : O Dr. Antonio Correa Caldeira, do Conselho de Sua Magestade, Commendador da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, Lente Substituto Ordinario da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, etc. etc. etc. Tomo I. Lisboa, Imprensa Nacional, 1855. In-8º (21,5cm) de XLIV, 482, [4] p. ; E.
1ª edição.
Contém a “Notícia Necrológica do Eminentissímo Cardeal Saraiva, Patriarcha de Lisboa”, por João da Cunha Neves e Carvalho Portugal.
«Estudos sobre a História de Portugal» é o subtítulo deste 1º tomo das Obras Completas de D. Francisco de S. Luiz Saraiva, de uma obra projectada para 9 volumes e da qual que apenas este viria a ser publicado. Mais tarde, entre 1872 e 1883 foram dados à estampa os 10 volumes das Obras Completas do Cardeal Saraiva (D. Francisco de S. Luiz), precedidas de uma introdução do Marquês de Resende, pelo mesmo António Correia Caldeira, seu sobrinho.
Este livro é dedicado aos «Estudos Historicos - Ácerca de vários reinados de Portugal até ao seculo XVI».
Algumas matérias:
- Sobre a instituição da ordem militar da Ala, attribuida a elRei D. Affonso Henriques.
- Sobre a instituição da ordem militar, intitulada de Aviz em Portugal.
Sobre o caracter, que se atribue a elRei D. Affonso II a respeito de seus irmãos, e sobre as discórdias, que com eles houve.
- Batalha de Navas de Tolosa em 1212 – Conquista de Alcacer do Sal em 1217.
- Deposição d’elRei D. Sancho II.
[…]
- Negocios d’elRei D. Dinis com Castella.
- Refuta-se um facto, que anda introduzido na historia d’elRei D. Dinis acerca da discordia, que teve com o Infante seu filho herdeiro.
- Refuta-se a phrase de Faria e Sousa, em que afirma que «elRei D. Fernando não poz mão em cousa alguma com acerto».
[…]
- Sobre a elevação do Mestre de Aviz ao throno de Portugal: e razões porque foram excluídos os que o pretendiam.
[…]
Memoria, em que se ajuntam as noticias, que nos restam do Dr. João das Regras, e se tocam algumas espécies acerca da Lei Mental.
- Reflexões geraes acerca do Infante D. Henrique, e dos descobrimentos, de que elle foi autor no seculo XV.
[…]
- Rectificam-se as expressões d’alguns escriptores acerca do governo d’elRei D. João II.
[…]
- Noticia da colonização do Brazil por elRei D. João III.
- Sobre os casamentos projectados d’elRei D. Sebastião.
D. Fr. Francisco de São Luís Saraiva (1766-1845), o futuro Cardeal Saraiva. Foi um dos homens mais cultos e respeitados do seu tempo, D. Francisco Saraiva notabilizou-se por reconhecidos cargos eclesiásticos e por uma assinalável carreira política.
“Nascido Francisco Manuel Justiniano Saraiva, entrou para o Mosteiro de São Martinho de Tibães, da Ordem de São Bento, em 6 de Abril de 1780, com apenas 14 anos, alterando o seu nome para Francisco de São Luís Saraiva. Professou em 28 de Janeiro de 1782; saiu de Tibães para o Mosteiro de Santo André de Rendufe e daí para a Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 3 de Julho de 1792, tendo-se tornado aí professor, e sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Em 19 de Abril de 1822, foi nomeado bispo de Coimbra; entretanto fora também designado reitor da Universidade daquela cidade e deputado às Cortes (1823). Resignou ao episcopado em 30 de Abril de 1824. Em 1840, por pressão de D. Maria II, foi feito Patriarca de Lisboa, título em que foi confirmado em 3 de Abril de 1843. Mais tarde nesse ano, em 19 de Junho de 1843, o Papa Gregório XVI elevou-o ao cardinalato.” Foi o oitavo Patriarca de Lisboa.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Pasta anterior apresenta pequena falha no revestimento.
Raro.
Com interesse histórico e bibliográfico.
60€

Sem comentários:

Enviar um comentário