29 fevereiro, 2012

CABRAL, António - CÃES PORTUGUESES : ESTALÕES DAS SUAS RAÇAS. Chiens Portugais : Standards des Races. Coordenação e notas de... Lisboa, Clube dos Caçadores Portugueses : Secção de Canicultura, 1955. In-8.º (21,5 cm) de 150, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrado em extratexto com fotografias a p. b.
"Com a publicação dos estalões dos cães portugueses, a Secção de Canicultura cumpre uma das suas atribuições de maior projecção no fomento da canicultura nacional, penitencia-se de só agora o fazer, se o tempo lhe perdoar, e homenageia os criadores e proprietários de cães, que, sem uma orientação facilmente disponível ou de todo vazia, conseguiram, com pouca desordenada variação, manter nas raças caninas indígenas características étnicas, permitindo actualizar ou elaborar os seus indispensáveis estalões. 
Não abrange esta publicação a totalidade dos cães das raças portuguesas que muitos pensam existir, mas o quase desaparecimento de algumas – Fila da Terceira – e o seu cruzamento dominante com raças semelhantes, que outras extinguiram – galgo anglo-luso, galgo indígena e barbaças – resumem este livro à publicação apenas dos estalões do Cão de água, do Cão da Serra de Aires, do Cão de Castro Laboreiro, do Cão da Serra da Estrela, do Rafeiro do Alentejo, do Podengo Português e do Perdigueiro Português."
(Excerto do Prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário