23 fevereiro, 2012

GRAINHA, Manoel Borges - OS JESUITAS E AS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL NOS ULTIMOS TRINTA ANNOS. A proposito do Caso das Trinas. Por... Porto, Typ. da Empreza Litteraria e Typographica, 1891. In-8.º (18,5cm) de 374, II p. ; [1] f. desd. fac-sim. ; B.
1.ª edição.
Manuel Borges Grainha (1862-1925). "Erudito professor e notável propagandista do livre-pensamento. Estudou num colégio jesuíta e foi membro desta ordem de 1877 a 1886. A partir de 1886 afastou-se da vida religiosa e frequentou o Curso Superior de Letras, em Lisboa, que concluiu em 1899, iniciando uma carreira de docente de línguas latinas, em diversas escolas particulares e liceus públicos.
Após a implantação da República foi incumbido pelo ministro Afonso Costa de dirigir e organizar o extinto Museu das Congregações Religiosas que funcionava em anexo ao também extinto Museu Histórico da Revolução do 5 de Outubro. Foi um dos republicanos mais activos no combate ao clero português, publicando, entre outros, os seguintes trabalhos: Os Jesuítas e as Congregações Religiosas em Portugal nos últimos trinta anos. A propósito do Caso das Trinas (1891); O Portugal Jesuíta (1893)."
(Fonte: centenariorepublica.cm-lisboa.pt)  
Exemplar desconjuntado, com as capas cansadas apresentando falhas de papel; miolo em bom estado.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário