04 fevereiro, 2012

PRELO. Revista da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. N.º 10 - Janeiro/Março 1986. Director: Diogo Pires Aurélio. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986. In-8º grd. (21x23cm) de 104 p. ; mto il. ; B.
Capa: Gravura de Gerard Dow, reproduzida no Artes e Letras, Lisboa, Janeiro de 1872.
Revista cultural de grande interesse histórico e bibliográfico, inclui artigo de fundo sobre o primeiro livro impresso em língua portuguesa pela historiadora Rosemarie Erica Horch, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Brasil.
"Após a revelação feita por Pina Martins, em 1965, que apontava o Tratado de Confissom como o primeiro livro impresso em português (Chaves, 1489), surge agora o Sacramental, de Clemente Sánchez de Vercial, que foi terminado, na mesma cidade, em 1488..." (excerto da introdução)
Outras matérias abordadas neste número: Mestres e lições nas academias literárias portuguesas dos séculos XVII e XVIII, por Elze H. Vork Matias; António Sérgio: dois artigos publicados na Alemanha, por Carlos Martins; Matias Aires na Casa da Moeda; Comentário sociológico: alguns indícios de recuperação, por Alberto Carvalho; Poesia: encruzilhada de múltiplos caminhos, por Manuel Frias Martins; Ficçã; a realidade e o jogo, por Silvina Rodrigues Lopes; Ensaio: o ano pessoano, por Eduardo Prado Coelho.
Bom exemplar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário