05 fevereiro, 2012

LISBOA, Irene - INQUÉRITO AO LIVRO EM PORTUGAL. I. Editores e Livreiros. Lisboa, Seara Nova, 1944. In-8.º (19cm) de [8], 254, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizado pela dedicatória autografa da autora.
Importante trabalho para a história da edição em Portugal. Este é o primeiro de dois volumes publicados, dos quatro inicialmente projectados para esta obra - o outro é a A Arte do Livro.
"Neste primeiro volume recolheram-se os depoimentos dos editores e livreiros, que fizeram o favor de nos fornecer algumas vistas sôbre a vida do livro no momento presente. Cooperativistas e directores de «bibliotecas culturais» nos deram também a sua opinião sôbre uma organização editorial de carácter económico, e a sua orientação literária, cultural ou educativa. [...] Este inquérito, gizado e conduzido, por um só inquiridor, limita-se à provocação e à colheita de critérios sôbre o estado actual do livro no mercado, dentro da sua composição material, da sua criação, do seu aspecto artístico, da sua influência sôbre o leitor e da crítica literária." (excerto da explicação)
Depoimentos: Parceria António Maria Pereira; Editorial Cosmos; Livraria Sá da Costa; Editorial Gleba; Livraria Luso-Espanhola; Editorial Minerva; Livraria Latina; Livraria Lelo; Armémio Amado - Editor; Coimbra-Editora; Livraria Cunha; Casa Livros de Portugal;: Sociedade Contemporânea de Autores; Propriedade literária; Sociedade-cooperativa-editorial; Biblioteca cultural «Cosmos»; Antigas bibliotecas culturais; Biblioteca de Agostinho da Silva; Seara Nova; Minerva Central - Lourenço Marques.
Irene do Céu Vieira Lisboa (1892-1952). "Formou-se pela Escola Normal Primária de Lisboa e fez estudos de especialização pedagógica na Suíça, França e Bélgica. Foi um dos nomes mais importantes da "escrita feminina" portuguesa do século XX. O seu primeiro livro foi 13 Contarelos, ao qual se seguiram dois livros de poesia. A sua obra reparte-se entre a ficção intimista e autobiográfica, a crónica, o conto, a poesia, a pedagogia e a crítica literária."
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário