07 fevereiro, 2012

MELLO, Dr. Antão de - A IMBECILIDADE E A DEGENERESCENCIA NAS FAMILIAS REAES. A Hereditariedade, as suas taras phisicas, os estigmas intellectuaes da degenerescencia, perturbações nutritivas, a educação, o problema sexual, a loucura mystica, etc. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1908. In-8.º (19 cm) de 106 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho "científico" sem ordem cronológica aparente: na primeira parte da obra, o autor discorre sobre várias famílias reais europeias, dos Romanov a Roma e a Júlio César, sendo a segunda parte dedicada, quase que exclusivamente, à análise da realeza portuguesa.
"O resultado de uma investigação scientifica não será, com certeza, tomado á conta de pessimismo, ou de ataque directo a qualquer classe. [...] A auréola que ainda não ha muito tempo consagrava as familias reaes, parece desvanecer-se por completo perante as concludentes demonstrações da sciencia..." [...] E de facto, a nossa propria historia prova-nos isso. A côrte portugueza, na primeira dinastia não sahiu de um estado semibarbaro, oscilando entre a violencia da vida guerreira e a carnalidade dos prazeres animaes. Alternando o terror do inferno com o embrutecimento da sensualidade, e acabando n'uma positiva orgia de impudicicia, tão desbragada que offendeu a curta castidade dos tempos..."
(Excertos do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação; lombada e capa cansada com falhas de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário