28 fevereiro, 2012

CORTESÃO, Jaime - O ROMANCE DAS ILHAS ENCANTADAS. Segunda edição correcta e aumentada. Lisboa, Arcádia, 1961. In-fólio (35,5cm) de 48 p. ; mto il. ; E.
Compôe-se esta edição de 1200 exemplares, todos numerados e com a chancela do autor, dos quais 200 estão fora do mercado. Exemplar nº 480.  
Edição de esmerado recorte gráfico - impressa em papel de qualidade superior e belíssimamente ilustrada por Manuel Lapa -, talvez a mais bonita de quantas foram publicadas
"Este romance que ides ler, jovens amigos, não julgueis que de ponta a ponta o inventei, para depois vo-lo contar. Ele anda escrito, pedaço aqui, pedaço além, por velhos livros, onde se recordam as histórias contadas pelo povo, nas idades antigas. [...] Imaginais, ao ler, que a escutais da boca de algum velho marinheiro português, como aqueles que há cinco ou seis séculos, pelas noites de inverno, ao pé do lume, as contavam aos netos. Ponde também na ideia que para aquela antiga gente tudo o que vai seguir-se era verdade pura e acontecida.
Lá fora o vento lembrava a voz do Mar." (excerto da apresentação) 
Encadernação cartonada do editor com sobrecapa com título e autor a vermelho e negro.
Estimado. 
Muito invulgar.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário