GUIMARÃIS, J. Afonso - CALDAS DE CHAVES. [Por]... Professor da Faculdade de Medicina do Porto, Director Clínico das Caldas de Chaves. [S.l.], [s.n. - Composto e Impresso das Oficinas Gráficas da Sociedade de Papelaria - Porto], 1965. In-4.º (24x16 cm) de 44 p. ; il. ; B
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história das Termas de Chaves. Inclui a apresentação do projecto do novo Balneário da estância, com alguma minúcia, que integra esquema funcional do equipamento em página inteira.
Obra impressa em papel de superior qualidade, com tiragem limitada a 500 exemplares (de acordo com a BNP).
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Eduardo Arantes e Oliveira (1907-1982), conhecido engenheiro e político português, figura de proa do Estado Novo, ministro das Obras Públicas entre 1957 e 1964.
"A presente publicação - salvo a diferente ordenação de assuntos e as modificações impostas pela necessidade da sua actualização - reproduz a minha resposta ao questionário organizado em 1959 pelo Dr. Manuel Marques da Mata, incluída na última e notável edição do «Anuário Médico-Hidrológico de Portugal» (1963), da autoria e coordenação daquele ilustre inspector de águas minerais.
É seu essencial propósito o de chamar a atenção para a água medicinal, tantas vezes injustamente esquecida ou erradamente considerada, cuja acção terapêutica me tem sido dado verificar e proclamar desde a minha nomeação, em 1950, para Director Clínico da Estância Termal, onde é utilizada, água que há milénios brota na margem direita do rio Tâmega, dentro de Chaves, cidade que, pela sua excepcional situação - entre montanhas de incomparável encanto, num dos mais longos e mais férteis vales do país - e pela graça, beleza ou interesse histórico do seu velho casario e seus arruamentos, das suas igrejas, pontes e torre, dos seus fortes e palácios, das suas escolas e seu hospital, e de muitas outras edificações com que tem sido ùltimamente dotada, bem merece particular distinção, não só como cidade termal - feição em que procura, com indiscutível direito, definir e valorizar os seus destinos - mas ainda como centro de turismo duma das mais belas regiões da terra portuguesa."
(Preâmbulo)
Índice:
[Preâmbulo] | Nascentes | Bosquejo analítico | Estabelecimentos termais ou balneários | Técnicas termais | Acção fisiológica do tratamento hidromineral | Meios acessórios de diagnóstico e de tratamento | Indicações terapêuticas | Contra-indicações do tratamento termal | Higiene e Urbanismo | Situação e clima, vias de acesso, duração da época termal | Divertimentos, Excursões | Informações gerais (hotéis, meios de transporte, curiosidades históricas, etc.).
Bases gerais orientadoras do projecto do Novo Balneário da Estância Termal de Caldas de Chaves (apresentadas à Ex.ma Câmara Municipal de Chaves em Janeiro de 1964).
José Afonso Dias Guimarães (1900-1987). "Nasceu no Porto no início do século XX e foi
figura proeminente da Faculdade de Medicina do Porto e da investigação
em Portugal. Passou pelo Instituto de Fisiologia de Lisboa, o Institut
Solvay de Physiologie, em Bruxelas e o National Institute for Medical
Research, em Londres. Trabalhou com individualidades como Abel Salazar,
Marck Athias, Jean Demoor e Henry Dale. Desenvolveu trabalhos sobre a
secreção interna das glândulas sexuais, secreção salivar, pressão
arterial e mediadores da neurotransmissão. Foi Professor Catedrático de
Fisiologia e Diretor do Serviço de Fisiologia da Faculdade de Medicina
do Porto. Paralelamente às atividades universitárias, fez clínica
particular, foi Diretor Clínico das Termas de Chaves e Diretor do
Serviço de Fisiopatologia do Hospital de São João, funções que
desempenhou com a sua característica dedicação e competência. Era um
eloquente comunicador, pessoa culta, bibliófilo e colecionador de Arte. É
reconhecido como fundador do Laboratório de Fisiologia da Faculdade de
Medicina do Porto."
(Fonte: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=531469)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:
Enviar um comentário