05 julho, 2022

RAU, Virgínia - RUMOS E VICISSITUDES DO COMÉRCIO DO SAL PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XIV A XVIII.
Universidade de Lisboa : Faculdade de Letras
. Lisboa, Faculdade de Letras, 1963. In-4.º (23,5 cm) de 27, [1] p. ; [2] f. desdob. ; il. ; B. Separata da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, III série, n.º 7, 1963
1.ª edição independente.
Importante subsídio para a história da produção e comercialização do sal nacional, sobretudo no que à península de Setúbal diz respeito.
Ilustrado no texto com quadros e tabelas estatísticas, e em separado com dois gráficos:
1) Sal transportado através do Sund, em milhões de "lasts"/Sal exportado por Setúbal, em milhares de moios/Sal exportado por Brouage, em milhares de "muids ras";
2) Comércio do sal de Setúbal nos séculos XVII e XVIII/Preços médios anuais do sal em Amesterdão, por "cento" de 404 medidas, durante os séculos XVII e XVIII, segundo N. W. Posthumus.
Separata muito valorizada pela dedicatória autógrafa da autora.
"Portugal com a sua extensa costa marítima exposta a ventos dominantes fortes e quentes durante uma parte do ano, e a temperatura elevada e constante dos seus verões, estava, desde sempre, fadado geográfica e climàticamente a ser um país produtor de sal."
(Excerto do estudo)
Virgínia Roberts Rau (1907-1973). "Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorando-se em 1947. Professora Catedrática na mesma instituição durante vinte anos, fundou, em 1958, o Centro de História da Universidade de Lisboa, então Centro de Estudos Históricos. Foi, também, a primeira mulher a assumir a direcção da Faculdade de Letras (1964-1969). A sua obra como historiadora, transversal cronológica e geograficamente, é balizada por um lado pela formação medieval do reino e por outro pelo seu processo moderno de atlantização, sem nunca perder de vista uma escala de comparabilidade europeia. Uma concepção moderna da oficina do historiador, baseada no trabalho colectivo, numa precoce internacionalização assim como na articulação entre a investigação e o ensino, garantem-lhe uma posição singular na historiografia portuguesa. "
(Fonte: http://www.centrodehistoria-flul.com/virginia-rau.html)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário