24 julho, 2022

MORAES, Antonio Maria de Jesus Castro e – UM BREVE ESBOÇO DOS COSTUMES DE S. THOMÉ E PRINCIPE
. Alguma coisa relativa á família Agua-Izé e ao general Luiz Joaquim Lisboa. A TRAIÇÃO porque foi colhido o governador da provincia Joaquim Bento d’Almeida no reinado de D. Miguel 1.º e as calumnias de que foi victima. Por… Professor jubilado da escola principal da dita provincia. Lisboa, Tip. Adolpho de Mendonça, 1901. In-8.º (22,5cm) de 96 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio coevo para a história e conhecimento da antiga colónia portuguesa. Ilustrado com bonitas vinhetas.
Livo muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"E’sta minha humilíssima obra, consta de três partes distinctas. […] No meu plano não tive em mira passar o meu nome á posteridade, ou grangear emeritos encómios: o meu fim especial consiste apenas no desejo de que as inteligências superiores á minha, venham noticiar melhor os assumptos em que n’ella me ocupei. Declaro porém que escrevi conscienciosamente, porque, nunca foi meu costume romantizar ou adulterar a verdade dos factos, seja pela palavra falada, ou pela escripta. Os que me conhecem bem, sabem perfeitamente que o meu feitio especial, nem se adapta, nem se amolda a intrujices ou imposturas. O que é, é, e com isso tenho dito tudo."
(Excerto do prefácio)
Índice:
Um breve esboço dos costumes de S. Thomé e Principe: I – Evitando o feitiço; II – Cidadão importante; III – A mulher importante; IV – A mulher casada e solteira; V – O casamento indígena; VI – As lavadeiras; VII – Juramento de fidelidade; VIII – A justiça divina; IX – O milagre das vassoiras; X – Acompanhamento fúnebre; XI – A missa do setimo dia; XII – Tirar a lema; XIII – Os estudantes e o feitiço; XIV – Persignar; XV – Filhos acompanhando os paes á sepultura; XVI – Herva malicia e herva parceira; XVII – Mais superstições; XVIII – Curandeiros; XIX – O danço do Congo; XX – Dança infantil; XXI – Festa do Deus Padre e da Senhora da Graça; XXII – Festa do Apostolo S. Thomé; XXIII – Festa e S. Lourenço na ilha do Principe; XXIV – Bisca piedosa; XXV – Lóbéto cálhô. Protesto de summa consideração. Ao sr. Ministro do Ultramar.
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e etnográfico.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário