17 julho, 2022

ASCENSÃO, António Cabral de - GANADERO DE SEGUNDA. Lisboa, ERL, 1993. In-4.º (24 cm) de 227, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Monografia sobre a ganadaria Cabral Ascensão, desde a sua fundação até ao presente. Num trajecto algo errático, pejado de dificuldades, o autor, profundo conhecedor do fenómeno taurino, dá
-nos a conhecer o percurso histórico da sua ganadaria.
Livro muitíssimo ilustrado ao longo do texto, a p.b. e a cores.
"Quando, há rigorosamente vinte anos, me aventurei a publicar «Cartas Taurinas», nada faria prever e ninguém - a começar por mim próprio - se atreveria, em boa verdade, a vaticinar, que viesse a ser eu, alguma vez, o responsável mais directo pela ganadaria fundada, em 1947, por António Cabral de Ascensão. [...] Hoje, porém, a poucos meses de se encetar a quinta época em que tenho a meu cargo a administração da ganadaria, quase dez anos volvidos sobre o seu fundador e cumpridas duas décadas desde a data daquela primeira publicação, senti-me - ao pretender assumir, em pleno, responsabilidades que antes me não cabiam - no dever de produzir algo mais elaborado e concludente. Assim surgiu a ideia de dar à estampa este volume.
Imaginei-o, desde logo, como constituído por um primeiro capítulo em que me proporia abordar toda a problemática da bravura do touro de lide: buscando-lhe uma definição; delimitando-lhe os atributos; inventariando-lhe as manifestações; explicitando uma metodologia que julgo válida para a sua selecção na prática ganadera. Destinaria a segunda parte do livro à análise, tão exaustiva quanto me parecesse indispensável, do novo Regulamento tauromáquico português - tecendo-lhe, à luz dos meus atávicos conceitos, as críticas que julgasse mais pertinentes. Pareceu-me legítimo, a seguir, que o terceiro capítulo fosse inteiramente preenchido por alguns textos anteriormente publicados. [...] A quarta parte do livro, por fim, era lógico que fosse dedicada, na íntegra, à elaboração do historial, necessariamente verdadeiro, mas obrigatória e compreensivelmente subjectivo, da ganadaria «Cabral Ascensão», desde os românticos primórdios que conheceu, até a crueza da sua realidade actual."
(Excerto da Introdução)

Matérias: Introdução. | A Bravura do Touro de Lide (Conceito e Selecção). | O Espectáculo Tauromáquico em Portugal (Análise à Luz do Novo Regulamento). | Escritos Ressuscitados: As Vítimas da Festa; Perfil do Tauroescriba Lusitano; Lamento de Forcado; Llanto por Chirivía. | Anamnese Taurina (Histórias Actual e Pregressa).
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar
.
Com interesse histórico e tauromáquico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário