09 fevereiro, 2022

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DAS TERMAS DE S. PEDRO DO SUL.
Uma campanha vil desmascarada. Ajuste de contas - Emprêsa Diniz & C.ª,L.ᵈᵃ
. Porto, Tipografia Sequeira, Limitada, 1925. In-8.º (20,5 cm) de 138, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo para a história das Termas de S. Pedro do Sul. O presente livro, dado à estampa pela Diniz & C.ª, empresa concessionária das Termas de S. Pedro do Sul, dá a conhecer as movimentações subterrâneas de vários actores no processo de concessão (que incluía a reparação das instalações balneares e construção de um hotel - o Palace Hotel), culminando numa disputa jurídica entre a Empresa e a Câmara Municipal que extravasou a sala do tribunal, com ocupações "musculadas" e ataques à bomba, que espelham, de certa forma, a situação efervescente que o país atravessava. No final do livro em Documentos, encontram-se diversas peças com relevância para a compreensão do processo jurídico.
"A Emprêsa Diniz & C.ª, L.ᵈᵃ, publicando êste livro, vem render sincera homenagem aos amigos verdadeiros das Termas de S. Pedro do Sul e aproveita o ensejo para fazer uma proveitosa prevenção a todos os inimigos declarados e confessos da mesma Emprêsa. [...]
Em 22 de Junho de 1922, tomou a referida Emprêsa posse das Termas de S. Pedro do Sul para o fim da exploração das águas termais e com o fito no patriótico e arrojado plano de obras marcadas no contrato realizado, dois dias antes, entre a Câmara e a Emprêsa.
Estamos da época termal de 1925.
Passaram-se portanto três anos depois da assinatura do contrato, e, apesar e todos os esforços que a Emprêsa tem empregado, tolhidos sempre por uma vil campanha a que se associou a própria Câmara, nada se tem podido fazer de grande e útil que seja capaz de chamar os aqùistas e turistas a esta região. [...]
É preciso que o grande público tome completo conhecimento da questão para fazer bem límpida justiça a quem a merecer; mas, como, sem provas, não se pode fazer essa justiça moral, vem êste livro patentear por meio de factos e documentos, que constituem plena prova esmagadora, o que se tem passado entre a Câmara e a Emprêsa durante êstes três anos.
Vamos, pois, em livro, narrar despretenciosamente todos os factos, transcrevendo êsses documentos e tirando conclusões... [...]
Êste livro será, pois, um documento para a história das antiquíssimas e afamadíssimas Caldas de Lafões."
(Excerto do Proémio)
Matérias:
Proémio. | I - O concurso para a exploração das Termas. II - O contrato - Estado lastimoso dos balneários e nascentes termais. III - As expropriações - Uma campanha ignobil. IV - A perseguição. - A Emprêsa arrastada aos tribunais criminais para responder por multas. V - Um médico modêlo. - Dois relatórios interessantes. VI - Episódios. - Maquinando um crime contra a Emprêsa. VII - Um crime. - A bomba. VIII - As notificações. - O assalto. IX - A caminho dos Tribunais - A rescisão. X - Solemnia Verba. | Documentos. A Notificação. Documento n.º 1 [Exposição da Emprêsa ao juiz do processo]. Documento n.º 2 [Ofício da Emprêsa dirigido à CMSPS]. Documento n.º 3 [Certidão exarada pela Chefe de Secretaria da CMSPS - Amadeu Augusto Barbosa]. Documento n.º 4 - Memória descritiva do novo balneário que a Emprêsa Diniz & C.ª vai construir nas Termas de S. Pedro do Sul em substituição do actual. Documento n.º 5 - Relatório médico de 1923, por António de Almeida Trinta. Documento n.º 6 - Relatório médico de 1924, por António de Almeida Trinta. Documento n.º 7 - Uma causa célebre. - Ao país e magistratura. - Como em Portugal se hostilizam as iniciativas de interêsse geral. - A parcialidade dum ministro que, esquecendo o interêsses do Estado, patrocina os egoismos particulares. - A Emprêsa das Termas de S. Pedro do Sul reclama justiça! Não pretende favores. - Reclama o exclusivo, o preciso cumprimento da lei. Documento n.º 8 - Entrevista transcrita de «Jornal de Notícias», de 20 de Março de 1925 - Termas de S. Pedro do Sul - (Em desafronta da Emprêsa Diniz & C.ª, L.ᵈᵃ).
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel. A página que remete para os Documentos. A Notificação encontra-se rasgada no último terço.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário