15 fevereiro, 2022

COSTA, Cincinnato da - A INDUSTRIA DOS LACTICINIOS EM PORTUGAL. (Questões Geraes).
Dissertação de Concurso apresentada ao Conselho Escolar do Instituto de Agronomia Veterinaria
. Lisboa Typographia da Viuva Sousa Neves, 1887. In-4.º (23 cm) de 133, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante ensaio sobre a indústria nacional de laticínios, publicada quando o autor contava apenas 20 anos de idade. Obra não existente na Biblioteca Nacional, nem tão pouco referida na bio-bibliografia do autor.
Livro iIustrado no texto com quadros, tabelas e um desenho: "Apparelho de Scxhlet para a determinação da manteiga no leite".
Exemplar muitíssimo valorizado pela dedicatória autógrafa de Cincinato da Costa ao Pe. António Maria Rodrigues.
"Permanece ainda na infancia a industria dos lacticinios, em Portugal.
Pouco de ha escripto e pouco existe feito sobre tal assumpto, entre nós.
Quem percorre o paiz de norte a sul, encontra aqui e acolá, uma ou outra granja destinada á exploração do leite e dos seus productos, mas sem que uma industria bem montada, seja o apanagio da actividade do homem que cultivas o campos.
Quer  muita gente que o paiz não esteja destinado a este genero de industria, partindo de supposições erroneas sobre os climas de Portugal."
(Excerto da Introducção)
"A industria dos lacticinios é ramo da exploração agricola que tem sido quasi completamente descurado, entre nós. Ninguem conhece ou emprega todos os preceitos  modernamente descobertos sobre os mil processos de fabricação do queijo ou da manteiga, ou sobre a conservação do leite nas leitarias. [...]
Na exposição de 1884, era lamentavel vêr-se, como estava pobremente representada a leitaria e productos lacticinios, no recinto da Tapada da Ajuda. Poucos particulares ahi tinham concorridos para exhibir amostras dos raros generos que possuimos n'este ramo agricola, significando assim tacitamente a pouca importancia dada a esta exploração, pelos proprietarios ou pelo paiz.
Entretanto é necessario que se convençam, que, apesar de tudo quanto se tem dito contra o bom resultado da installação de similhante industria em Portugal, o paiz poderá mantel-a quando estabelecida em bases largas e sanccionada por bons principios.
O pretendido conflicto entre o clima e a industria da leitaria em Portugal, não existe. Se em certas regiões do nosso solo ella é de todo o ponto impossivel, como anti-economica e anti racional, n'outras irá bem, e d'ella dependerá talvez o salvaterio de muito braço sem emprego.
Ha toda uma rregião serrana bástamente revestida de verdejantes hervagens, onde os gados podem ter, a campo, abundosos e humidos pastos. Densos nevoeiros cobrm por vezes a encosta e descem a serrania procurando o valle, dando assim prova do grau de proxima saturação hygrometrica da atmosphera, necessario requisito tão desejado para estabulação do gado leiteiro."
(Excerto do Cap. I)
Bernardino Camilo Cincinato da Costa ((Margão, Goa, 1866 - Lisboa, 1930). "Eminente professor, agrónomo e publicista. Fez os cursos de engenheiro agrónomo e de médico veterinário no antigo Instituto de Agronomia e Veterinária (actual Instituto Superior de Agronomia); foi lente catedrático desde 1887 no antigo Instituto de Agronomia e Veterinária, regendo, posteriormente, no Instituto Superior de Agronomia a cadeira de Tecnologia Agrícola. Foi director do Laboratório de Microbiologia Agrícola «Ferreira Lapa» e visitou em missão de estudo a França e a América do Sul.
Participou no Congresso Pedagógico Luso-Hispano-Americano de Madrid em 1892, na Exposição Universal de Paris em 1900 e nos Congressos de Agricultura e Viticultura. Foi delegado do Governo Português no Instituto Internacional de Agricultura de Roma, sendo agraciado com a comenda da Coroa de Itália.
Foi sócio efectivo das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, fundador da Sociedade das Ciências Agronómicas, director da Associação Central de Agricultura Portuguesa, sócio honorário da Sociedade dos Viticultores de França, e sócio correspondente da Sociedade de Agricultura de Gironda e do Instituto Geográfico Argentino.
Publicou as seguintes obras: Le Portugal au point de vue Agricole (com a colaboração de D. Luiz de Castro); Le Oleiculture en Portugal; Portugal vinícola (edição monumental); Produção e comércio dos principais géneros agrícolas de Portugal; A questão dos trigos em Portugal, e muitas outras. Colaborou em jornais e revistas da especialidade agrícola."
(Fonte: https://www.bdalentejo.net/index.php?view=article&id=175tmpl=component&print=1&page=&Itemid=52&option=com_content)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel marginais. Perda de suporte na lombada. Deve ser encadernado.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
60€

Sem comentários:

Enviar um comentário