26 fevereiro, 2022

MORAIS, Maria da Graça David de - CAUSAS DE MORTE NO SÉCULO XX. Transição e Estruturas da Mortalidade em Portugal Continental. [Prefácio de Joaquim Manuel Nazareth]. [S.l.], Edições Colibri : Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, 2002. In-4.º (23 cm) de 393, [3] p. ; il. ; B. Colecção: Biblioteca - Estudos & Colóquios, 4
1.ª edição.
Importante ensaio socio-antropológico sobre a mortalidade em Portugal Continental no século XX.
Livro ilustrado ao longo do texto com gráficos, tabelas, quadros estatísticos e mapas demográficos.
"A transição da mortalidade não se desenvolveu de forma homogénea no espaço e no tempo - a heterogeneidade espacial, a diferença distrital, observou-se no calendário, na duração e na intensidade do processo.
As causas da desigual dinâmica da mortalidade distrital foram variadas. Por um lado, muito provavelmente, a existência de desequilíbrios estruturais: desenvolvimento socioeconómico desigual, peculiaridades culturais ou de estilo de vida, factores ambientais, etc. Por outro lado, a não acessibilidade às novas formas de luta contra as causas de morte dominantes, foram também obstáculos presentes.
Consequentemente, uns distritos aceleraram a transicão da mortalidade enquanto outros se constituíram como autênticos freios à mesma, em determinadas épocas do século XX. Mas independentemente do declínio da intensidade e das mutações do calendário da morte, a transição da mortalidade foi definida por uma perceptível reestruturação das principais causas de morte que se desenvolveu segundo uma tendência que é definida como de "Transição Epidemiológica"..."
(Retirado da contracapa)
"Em si, a mortalidade constitui uma matéria que vem suscitando um interesse cada vez mais crescente, muito em especial a partir da década de 80, tanto a nível dos estudiosos da matéria como no nosso próprio interesse, pelo triunfo da humanidade sobre  doença e a morte e o seu reflexo nas actuais condições da existência humana. A necessidade experimentada de um aprofundamento do fenómeno encaminhou-nos para a exploração de uma as vertentes possíveis do seu estudo: as causas de morte na linha do seu contributo para o conhecimento mais pormenorizado da transição demográfica e da transição epidemiológica em
Portugal, as quais são ainda pouco percepcionadas, tirante as suas linhas gerais."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Prefácio. | Introdução. | I Parte - A transição da mortalidade no século XX. Introdução. Capítulo 1 - A transição da mortalidade no contexto da transição demográfica: as Teorias. Capítulo 2 – A transição da mortalidade no contexto mundial e europeu: os Factos. Capítulo 3 – A mortalidade em Portugal: os factos através dos estudos de alguns autores. Capítulo 4 – A mortalidade em Portugal: fontes e métodos de análise. Capítulo 5 – A tipologia da mudança durante o século XX: níveis e tendências da mortalidade em Portugal Continental. II Parte — A mortalidade diferencial em Portugal Continental no século XX. Introdução. Capítulo 1 – A mortalidade por idades e por sexo. Capítulo 2 – Um tipo particular de mortalidade: a mortalidade infantil. Capítulo 3 – A mortalidade por causas. III Parte - A transição da mortalidade e estruturas de causas de morte em Portugal Continental durante o século XX. Introdução. Capítulo 1 – A variação espacial das doze principais causas de morte. Capítulo 2 — Transição da mortalidade e evolução das estruturas de causas de morte. | Conclusão. | Fontes e Bibliografia. | Índice dos Quadros. | Índice das Figuras. Anexos estatísticos.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário