08 fevereiro, 2022

ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de - DA NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA A PROTECTORA DOS GRANDOLENSES.
Subsídio para uma Monografia - II. Novembro : 1997
. Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 1997. In-8.º (20x20 cm) de 65, [3] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia etnográfica e religiosa. Anteriormente, em 1957, o autor publicou o volume I da série de subsídios monográficos do concelho (não relacionado com o assunto do presente livro) com o título «Selo Brasão Bandeira e Pedras de Armas da Vila de Grândola».
Edição bonita, graficamente cuidada, muito lustrada com fotografias a cores ao longo do texto, muitas delas em página inteira, e 3 fac-símiles de documentos do século XVII.
"Independentemente da grande veneração que o povo grandolense mantém pelos dons divinos de Nossa Senhora da Penha, parece dever clarificar-se alguma confusão que tem vindo a desenvolver-se, ao identificar-se Nossa Senhora da Penha como «A Padroeira dos Grandolenses».
É que, na verdade, a Vila de Grândola dedicou a sua Igreja Matriz à Virgem Nossa Senhora da Assunção, sendo esta Senhora a sua efectiva Padroeira. [...]
Há até notícia de que no dia 15 de Agosto que no Calendário Litúrgico é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, se praticavam em Grândola várias solenidades religiosas, de entre as quais se destacava uma Procissão solene de consagração, o que desde há muitos anos não se faz.
Com este esclarecimento, apenas se pretende registar a verdade histórica e litúrgica e, simultaneamente exaltar, até por conclusão inevitável, a extrema devoção que os Grandolenses dedicam a Nossa Senhora da Penha de França, levando-os mesmo a elegê-la como sua Padroeira.
Afigura-se-me, porém, que apoiado nas notícias que decorrem dos comportamentos do passado, o qualificativo que mais se ajusta ao relacionamento constante entre Grândola e Nossa Senhora da Penha deveria, porventura, ser o de «Protectora dos Grandolenses», - «Nossa Senhora da Penha, Protectora dos Grandolenses».
(Excerto do Cap. II - A Padroeira dos Grandolenses)
Índice:
Do Autor [Obras]. | Prefácio.| I - Devoção dos Grandolenses e as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Penha: a) Introdução; b) As Celebrações. II - A Padroeira dos Grandolenses. III - O Santuário. IV - A Provisão Régia. V - A Ermida e seu interior. VI - A «Irrmitania». VII - Os Milagres de Nossa Senhora de Penha de França da Vila de Grândola. | Documento.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse regional e religioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário