01 fevereiro, 2022

CSAKNADY, Jenö - A HISTÓRIA DE BÉLA GUTTMANN.
Nos Bastidores de Futebol Mundial
. Lisboa, Livraria Bertrand, 1964. In-8.º (17,5 cm) de 295, [5] p. ; [16] p. il. ; B.
1.ª edição.
Biografia de Béla Guttmann (1899-1981), a vida, luta e vitórias do treinador húngaro de origem judaica, e o grande mestre do Benfica europeu. O homem que lançou Eusébio e conquistou duas Taças dos Campeões, também passou pelo FC Porto, num longo percurso por clubes da Europa e América.
Livro ilustrado com quadros e tabelas no texto, e em separado, ao longo de 16 páginas.
"A História de Béla Guttmann mostra-nos como se processa a actividade nos bastidores da «bola», como se eleva as equipas ao auge da glória e da popularidade, como se oferece às multidões expectantes aquilo de que elas têm necessidade. E para nós, Portugueses , é um livro oportuno já que Guttmann foi o homem que ao futebol português um espírito mundial no corpo de um grupo de jogadores que soube, talvez como nenhum outro, assimilar e dar forma às suas teorias e concepções."
(Retirado da contracapa)
"Arte, capacidade de adaptação e grande experiência de desafios são os trunfos do nosso jogo. Atingir ràpidamente e conservar estas vantagens é o desejo máximo de todos os jogadores, cabendo ao treinador a missão de cooperar com eles na realização desse objectivo. Como é evidente, porém, esta missão só pode ser desempenhada por um treinador que saiba dedicar-se inteiramente e que, além disso, também tenha sido ele próprio um bom jogador, pois, doutra forma, não poderá basear-se numa experiência pessoal.
Mas experiência pessoal e conhecimentos especializados ainda não bastam. Também se requerem faculdades pedagógicas que permitam transmitir por forma acessível e convincente toda essa teoria e experiência.
Béla Guttmann foi amplamente dotado com estes atributos, indispensáveis ao êxito dum treinador. Foi um jogador de grande classe, treinado por métodos eficientes, obtidos através duma longa experiência, cuja técnica se aperfeiçoou pela participação em inúmeras competições em quase todos os países do mundo.
Não se cuida aqui de enumerar todas as qualidades necessárias a um treinador de futebol, mas teremos de nos referir pelo menos a uma delas, visto ser indispensável para a apreciação da classe dum treinador.
Trata-se do dom da psicologia, de saber conviver e dirigir outros seres humanos. Também sob este aspecto Béla Guttmann foi bem dotado pela natureza.
Eterno andarilho, sentia-se, tanto na América como na Europa, como se estivesse em sua casa."
(Excerto da Introdução)
Matérias:
Introdução, por Sepp Herberger, Treinador-Chefe da Federação Alemã de Futebol desde 1936 até 1964. | Prólogo. | I - Amsterdão. «Feira» do Futebol Internacional. II - Amsterdão. Final da Taça dos Campeões Europeus. III - Veni, vidi, vici (Cheguei, vi e venci). IV - Budapeste - Bucareste. «Profeta na sua terra?». V - Itália I - Pádua. Milão, 14 de Março de 1962. VI - Argentina. VII - Chipre. Nicósia. VIII - Itália II - A. C. Milan. IX - Brasil - S. Paulo F. C. X - Portugal - F. C. do Porto. XI - Viena. Estação Intermediária. XII - Uruguai - Peñarol, Montevideu. XIII - Áustria. Treinador da Liga Austríaca de Futebol. | Epílogo.
Exemplar em brochura, bem conservado. Capas oxidadas.
Raro.
Com interesse histórico e desportivo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário