07 fevereiro, 2022

AMARAL, Abílio Mendes do - O ABADE DE CLARAVAL.
Por Terras da Beira na Era de Quinhentos
. Viseu, Edição da Junta Distrital de Viseu, 1975. In-8.º (22,5 cm) de 44 p. ; [5] f. il. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio histórico sobre a Ordem de Cister em Portugal - apontamento das casas e mosteiros cistercienses existentes no início do século XVI.
Livro ilustrado em separado com 5 estampas impressas sobre papel couché, sendo que duas delas reproduzem mapas de Portugal continental: "Cobertura Cisterciense segundo Cocheril" e "Como se situam Pinhel, Gouveia e Guarda".
"Em 1970, o Centro de Pais, da Gulbenkian, editou em tradução francesa de Dom Maur Cocheril, Peregrinatio Hispanica (1531-1533).
Trata-se do Roteiro, chamemos-lhe assim, da visita levada a efeito, ainda na primeira metade do século XVI, por Dom Edme de Saulieu, Abade de Claraval, aos mosteiros cistercienses da Península Hispânica. O original, manuscrito, é da pena de Claude de Bronseval que, na qualidade de Secretário, acompanhara o Dom Abade.
Muitas das suas notas, pelo teor da observação e conteúdo histórico, são de um alto merecimento. E nelas se contêm dados relativos ao meio geofísico, ao habitat das gentes, sua capacidade económica, sua psicologia, estado social, etc., o que tudo as eleva à categoria de fonte documental de apreciável valor.
Pela época em que se situa e pela classe dos intervenientes, já o relato da viagem nos provocaria justificado interesse; mas a circunstância de nos dizer directamente respeito, visto aqueles religiosos terem percorrido caminhos e póvoas da Beira e haverem contactado bastante com os nossos modestos meios rurais, deram-lhe o aliciante que nos levou a registar observações e comentários."
(Excerto do Cap. II - Cister em, Portugal)
Matérias:
I - Caminhos e transportes. II - Cister em Portugal. III - De Pinhel a Castelo Branco. IV - Gouveia vista por eles e por outrem. V - Dois amigos: Pierre David e Cocheril. VI - Ainda sobre o imperativo de Pe. David. VII - Insólita revelação: a missão Claraval nem sequer passou em Gouveia. | Notas e chamadas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário