13 abril, 2017

SOUSA, Alfredo Botelho de - MARINHA E DEFESA NACIONAL (doutrina). [Por]... Tenente de Marinha, Senador. Coimbra, França & Armenio : Livreiros - Editores, [1912]. In-8.º (19cm) de 326, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Importante e premonitório trabalho sobre a preparação naval portuguesa, ainda "jovem" República, para a conflagração mundial que se adivinhava.
"Como relator do orçamento de marinha, cabia naturalmente ao autor o dever de expôr à Câmara a nossa situação actual em materia de armamentos navais, e demonstrar e necessidade que se nos impõe de procurarmos, por todos os meios ao nosso alcance, dotar o país com os necessarios elementos de defesa. [...]
O fim em vista foi mostrar a necessidade de uma preparação metodica e contínua, feita durante a paz, mas sem perder de vista que se destina à guerra. Esta preparação será o melhor meio de evitar a guerra, mas será tambem a única maneira de a fazermos com êxito, quando causas extranhas à vontade da nação nos levem a recorrer a este meio de dar solução aos conflitos internacionais."
(excerto do prefácio)
Índice:
Prefácio. I - Pacifismo e arbitragem. II - Necessidade de cuidarmos da nossa defesa. III - Politica nacional e politica naval. IV - Alianças. V - Marinha e politica interna. VI - Marinha, politica e finanças. VII - Poder maritimo. VIII - Marinha mercante. IX - Para que nos serve uma marinha. X - Educação popular. Propaganda. XI - Despesas improdutivas? XII - Estrategia do tempo de paz. XIII - Método a seguir na determinação dos elementos de defesa. XIV - Considerações finais. 
Alfredo Botelho de Sousa (Ponta Delgada, 1880 – Lisboa, 1960). Foi um oficial da Armada Portuguesa e um prestigiado político e intelectual que se destacou como estudioso de estratégia naval e como historiador do desenvolvimento naval português. Deputado às constituintes de 1911 e Senador até 1915. Foi membro da delegação portuguesa à Conferência da Paz (1918-1919). Terminou a sua carreira no posto de vice-almirante.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Dedicatória autógrafa na f. anterrosto dos editores ao Dr. Artur de Barros Lima.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário