02 abril, 2017

N.ª S.ª DAS ALFÂNDEGAS. Primeira confraternização no Porto da Família Aduaneira nos dias 24 e 25 de Abril do ano 1971. [S.l.], [s.n.], 1971. In-4.º (23cm) de [48] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Bonita monografia - totalmente impressa sobre papel couché - profusamente ilustrada com fotografias e desenhos no texto.
"Perde-se na noite dos tempos o culto prestado à Virgem Maria com o título da Atalaia, na sua ermida do termo de Aldeia Galega do Ribatejo, actual vila do Montijo. A imagem que na mesma se encontra foi sempre considerada como milagrosa e prodigiosa em sua remota origem, desconhecendo-se, no entanto, a data do seu aparecimento. Entre os diferentes milagres que lhe são atribuídos, alguns dos quais refere Frei Agostinho de Santa Maria no seu Santuário Mariano, avulta o que se liga com a extinção da grande epidemia da peste no reinado de D. Manuel e que está intimamente ligado à história das Alfândegas."
(excerto do texto)
Exemplar brochado, com capa policromada, em bom estado de conservação.
NOSSA SENHORA DA ATALAIA : Padroeira das Alfândegas. Imagem que se venera na cidade do Porto : Dezembro : 1989. [S.l.], [s.n.], 1989. In-8.º (15x21cm) de [4] p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Bonito folheto desdobrável com o resumo histórico do culto a Nossa Senhora da Atalaia.
"Remonta a tempos imemoriais o culto a Nossa Senhora da Atalaia na sua ermida de Aldeia Galega do Ribatejo, actual Montijo.
De entre os diferentes milagres que lhe são atribuídos destaca-se aquele que tem inserção documental histórica mais recuada nos tempos e que foi motivo da sua elevação a Padroeira das Alfândegas.
Grassava em Lisboa, no ano de 1507 em pleno reinado de D. Manuel I uma temível peste epidémica mortífera agravada com a penúria de alimentos.
Numa peregrinação penitencial a Aldeia Galega do Ribatejo congregaram-se os quadros das Alfândegas de Lisboa e muito povo implorando a extinção da calamidade."
(excerto do texto)
Exemplar em brochura bem conservado.
Raro conjunto.
Ambos, sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário