27 abril, 2017

CALLIXTO, Vasco - UM MONUMENTO AOS PIONEIROS DA AVIAÇÃO. [Amadora], Câmara Municipal da Amadora, 1980. In-8.º (20,5cm) de 53, [3] p. , il. ; B.
1.ª edição.
Conferência proferida pelo autor na CMA a 8 de Abril de 1980, por ocasião do 44.º aniversário da conclusão da última grande viagem aérea dos tempos heróicos da «velha» Aviação Portuguesa.
Ilustrada no texto com reproduções de fotografias e portadas de jornais de época.
"A primeira manifestação aeronáutica realizada na Amadora, teve lugar a 7 de Julho de 1912, um domingo, «nos terrenos do Casal do Borel», como referiu a imprensa da época. Devo esclarecer que este casal ainda existe, entre a estrada dos Quatro Caminhos (a estrada de acesso à Amadora) e a estrada de Sintra, e veio a ser nas vizinhanças do Casal do Borel que mais tarde se instalou o aeródromo da Amadora, onde hoje está a Academia Militar. E a primeira manifestação aeronáutica realizada na Amadora, há 67 anos, como ia dizendo, foi um muito concorrido «Concurso de Papagaios». [...]
Seis meses depois desta festa, um avião voou na Amadora! Agora, sim, era a autêntica aviação que chegava à «irrequieta» povoação. Fora o avião do já citado aviador francês Alexandre Sallés."
(excerto de Um «Concurso de Papagaios»...)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Alguns sublinhados (poucos) ao longo do livro.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário