14 abril, 2017

LOPES, António Rodrigues - A SOCIEDADE TRADICIONAL ACADÉMICA COIMBRÃ : introdução ao estudo etnoantropológico. Coimbra, [s.n. - comp. e imp nas oficinas da Gráfica de Coimbra, Coimbra], 1982. In-4.º (23cm) de 328 p. ; [7] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo antropológico sobre a comunidade estudantil coimbrã.
Ilustrado com quadros, gráficos, tabelas e mapas no texto, e com sete fotogravuras a p.b. em separado.
"O Autor viveu os primeiros vinte e quatro anos da sua existência em Coimbra, dos quais a maior parte na Alta medieval conimbricence. Ali se imbui do espírito sui generis do Universo Académico, designadamente o romantismo boémio e o singular estilo cultural praticado pelos estudantes.
O estudo que ora se publica esteve em reserva mental desde a sua juventude, era pois inevitável que adquirisse forma depois de ter concluído a sua licenciatura em Ciências Antropológicas e Etnológicas.
Pela primeira vez, supomos, a análise antropológica aborda o fenómeno da Sociedade Tradicional Académica coimbrã, ao revelar aspectos inusitados (etnocídio), desfazendo nebulosas interpretações ou equívocos levianamente expressos e pior aceites, deturpando a realidade que teve lugar na Lusa-Atenas.
A pesquisa aborda aspectos sócio-políticos, institucionais e metodologias do ofício da Antropologia, nomeadamente os contornos da Comunidade Académica, com o objectivo de fazer compreender o que até aqui se tem negligenciado.
Obra inédita, fruto da tentativa bem conseguida, de sacar uma investigação sistemática, foi reforçada pela observação participante do autor.
Precioso ensaio para o público universitário, e também excelente manual para não especialistas. Trabalho inovador no meio português e também leitura aliciante pela perspectiva diacrónica, ao desenhar o perfil da estrutura institucional do que foi a Sociedade Tradicional, que não se modelou em nenhuma outra."
(excerto da apresentação de António S. R. Minga)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário