13 dezembro, 2015

MATOS, A. Campos - VIAGEM NO PORTUGAL DE EÇA DE QUEIROZ (Roteiro). [S.l.], Fundação Eça de Queiroz, [2000]. In-4.º (24,5cm) de 123, [5] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Magnífico roteiro queiroziano, impresso em papel de superior qualidade, e ilustrado com inúmeras fotografias e desenhos, a p.b. e a cores.
"Será porventura útil sugerir na abertura de um roteiro dedicado a Eça de Queiroz, que percorrer os locais da sua geografia é enriquecer, pelo sentimento e pelo conhecimento, a expressão literariamente transfigurada com que eles se nos apresentam na sua obra. Melhor entenderemos assim a maneira como os viu e a osmose tão significativa e tão perfeita que praticou entre esses lugares e as suas personagens.
Poderemos deste modo dizer que o recurso à descrição de lugares e espaços da geografia real constitui uma das mais importantes categorias do seu processo.
A sensação de verosimilhança que Eça consegue transmitir-nos não resulta apenas da naturalidade e coloquialidade dos diálogos, mas também da arte ímpar de colocar as personagens nos seus ambientes próprios, de saber desenhar ou recriar esses ambientes como uma realidade viva, da sua capacidade de nos dar uma representação insuperável no domínio do visual. É isto, em suma, a ilusão do real."
(excerto do preâmbulo)
Índice:
1. Tormes e Santa Maria de Cárquere. 2. Lisboa. 3. Sintra. 4. Évora. 5. Leiria. 6. Coimbra. 7. Oliveira de Azeméis. 8. Verdemilho. 9. Costa Nova. 10. Praia da Granja. 11. Canelas. 12. Porto. 13. Vila do Conde. 14. Póvoa de Varzim. 15. Viana do Castelo.
A. Campos Matos (n. 1928). "Arquitecto, nasceu na Póvoa de Varzim em 1928. No seu curriculum predominam os estudos sobre Eça de Queiroz, com Imagens do Portugal Queirosiano, Edições Terra Livre, 1976, e uma segunda edição revista e aumentada da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em 1987. Foi autor da iniciativa e de grande parte do corpus do Dicionário de Eça de Queiroz, publicado em 1988 pela Editorial Caminho. Esta obra daria lugar, em 1993, a uma segunda edição muito aumentada, com novos colaboradores. Publicou também «Algumas reflexões sobre uma cidade em crescimento: a Póvoa de Varzim», in Boletim Cultural da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, 1976; «Bibliografia de António Sérgio», in Revista da História das Ideias, Coimbra, Faculdade de Letras, 1983; Diálogo com António Sérgio, Lisboa, Ed. Arquê, 1983, com uma segunda edição, revista e aumentada, na Editorial Presença em 1989. Tem colaborado no JL e outros periódicos e revistas de especialidade. Em Maio de 1994 foi encarregado pela Fundação Eça de Queiroz de transcrever, anotar e organizar a correspondência inédita de Emília de Castro para Eça de Queiroz: Eça de Queiroz-Emília de Castro, Correspondência Epistolar, Porto, Lello Ed., 1.ª ed. 1995, 2.ª ed. 1996. No prelo Cartas de Amor de Anna Conover e Mollie Bidwell para José Maria Eça de Queiroz, Cônsul de Portugal em Havana (1873-1874), Lisboa, Assírio & Alvim, 1999. É também autor de Diálogo com Eça de Queiroz, Lisboa, Caminho, 1999; A Casa de Tormes, Inventário de Um Património, Fundação Eça de Queiroz, 2000; Viagem no Portugal de Eça de Queiroz (Roteiro), Fundação Eça de Queiroz, 2000; A Igreja Românica de S. Pedro de Rates (Guia para Visitantes), Lisboa, Livros Horizonte, 2000 e E. Q. Marcos Biográficos e Literários (1845-1900), catálogo de exposição do Instituto Camões, 2000, E. Q. Realidade e Ficção, guião do vídeo-filme de 45 minutos produzido por Final-Vídeo, Porto, para o Instituto Camões, Lisboa, 2000."
(fonte: www.wook.pt)
Belíssima encadernação em meia de pele com rótulo e ferragem a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com grande interesse queiroziano.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário