19 dezembro, 2015

CUNHA, Daniel da Silva Pereira e - ARTE FYZIONOMICA : extrahida de varios auctores, e correcta e augmentada. Por..., Bacharel em a Faculdade dos Sagrados Canones. Dedicada a sua Mãi. Coimbra: Na Typographia da Rua dos Coutinhos, 1825. Com Licença. In-8.º (16cm) de 48 p. ; B.
Raro e curioso estudo sobre a fisionomia humana. Propõe-se o autor com este trabalho instruir o público na arte de conhecer os homens pela análise das feições do rosto.
"A palavra Fyziognomonia compoem-se de duas gregas, a saber Physis (natureza) e Gnomos (regra). Póde definir-se uma arte, que dá preceitos e regras para conhecer as faculdades e inclinações naturaes do homem pelos seus indicios exteriores e particularmente pelas feições do rosto; isto he arte, que ensina a consignar as relações, que existem estre o fizico do homem e o seu caracter moral primevo. [...]
A dissimulação das naturaes inclinações de um individuo aos olhos do bom Fyzionomista, he como um vapôr subtil, que se dissipa aos raios do sol; e não se ignora de quantos males he origem a vil hypocrisia. A escolha rasoavel de um amigo e de uma esposa quanto he importante! E quantas vezes se tomão por amigos os homens mais indignos de um tão doce nome; e se contrahem vinculos indissoluveis, mas disgraçados pela falta deste tacto fyzionomico!"
(excerto do Cap. I, Definição e utilidade da Fyziognomonia)
Matérias:
I. Definição e utilidade da Fyziognomonia. II. A Fyziognomonia não he uma Sciencia quimerica e illusoria. III. Regras para o estudo desta Sciencia. IV. Dos Temperamentos. V. Regras especiaes da Fyziognomonia. VI. Fyzionomias Nacionaes; sua existencia e origem. VII. Regras sobre o caracter Nacional. VIII. Caracter das principaes Nações da Europa. FRANÇA; INGLATERRA; HESPANHA; ALEMANHA; RUSSIA; ITALIA; HOLLANDA.
Daniel da Silva Pereira e Cunha (1804-1880). Escritor e advogado fundanense. Foi presidente da Câmara do Fundão nos anos de 1843-1844 e 1858.
Exemplar desencadernado em bom estado geral de conservação. Aparado à cabeça; folhas defeituosas nas margens por descuido na abertura dos cadernos. Páginas amarelecidas por acção do tempo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário