20 dezembro, 2015

RODRIGUES, Augusto - MARGARIDA SILVESTRE. Lisboa, Nunes de Carvalho, [19--]. In-8.º (19,5cm) de 370, [2] p. ; [8] f. il. ; E.
1.ª edição.
Romance histórico cuja acção decorre sobretudo na zona de Sintra, no final do século XVIII.
Ilustrado com capitulares e vinhetas tipográficas, e ainda 8 bonitas estampas intercaladas no texto da autoria de Souza e Silva que também assina a capa.
"Uma palavra, senhor!
- Que me deseja, senhor de Faria?
- Venha comigo para um local mais solicitário. Preciso falar-lhe.
- Seja...
E os dois homens procuraram, em silêncio, um recanto afastado no parque.
O primeiro retomou a palavra:
- Tem notado que minha prima não usa para consigo da espontaneidade natural dos noivos?
- Pelo contrário! Foi espontaneamente que Margarida, com o seu feitio livre, um dia me disse que o meu amor era correspondido, depois de durante muito tempo ter evitado dar uma resposta clara ás minhas perguntas...
- Vossa excelencia engana-se! Margarida não o ama!
- Insulta a minha noiva?
- Estou certo de que o não ama. Há um segredo que ainda não pude descobrir e que a impede de lhe dizer que vai casar comsigo, por obrigação. O senhor Gustavo está iludido."
(excerto do Cap. I, Um coração entre três fogos)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura fronta.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
A BNP possui apenas um exemplar registado (de forma algo deficiente) na sua base de dados.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário