14 dezembro, 2015

PIRES, A. de Azevedo - O PROBLEMA DA CASTIDADE. Ao Microfone da Emissora Nacional. Prefácio do Prof. Luís de Pina. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso nas Oficinas Gráficas da Rádio Renascença, Lisboa] : Depositária União Gráfica, Lisboa, 1950. In-8.º (19cm) de XVIII, [6], 374, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Curioso trabalho moralista sobre a castidade. Compilação de prelecções radiofónicas do autor sobre o tema aos microfones da Emissora Nacional.
"A castidade é proveitosa à saúde. A falta de castidade compromete-a.
Quando o homem procura a satisfação dos sentidos mediante actos contrários à lei moral, é punido pela própria natureza. A lei moral não prejudica o homem; pelo contrário, ajuda-o a realizar-se como homem e impede-o de dissolver-se no instinto. Estabelece nele a soberania do espírito, orientando sàbiamente os impulsos e as tendências. [...]
A moral está ordenada ao bem da pessoa humana, e quando o homem a transgride, não se realiza como homem.
A desordem dos sentidos introduz desordem profunda. Nem admira que tal suceda, porquanto as diferentes partes do organismo mantêem entre si tão íntima relação que agem e reagem umas sobre as outras.
Nada se separa na vida, porque o homem não é simples agregado, antes unidade bem real.
Os efeitos da castidade, e da falta dela, aparecerão melhor se pusermos, diante de nós, dois jovens, um que pratique a pureza, outro que se entregue à devassidão.
Detenhamo-nos a contemplá-los:
Na inteligência: uma é aberta e luminosa, pois o homem experimenta inegável vantagem no espírito em razão directa da reserva imposta aos sentidos.
A outra pode tornar-se embotada e como luz que se extingue. A alma passa a viver em função da matéria e, como já alguém disse, «ao mesmo tempo que o jovem se acende para a carne, apaga-se para a ideia»."
(excerto do Cap. 1, Estragos da luxúria)
Matérias:
1 - Estragos da luxúria. 2 - Mais estragos da luxúria. 3 - A luxúria é triste. 4 - Os perigos da castidade. 5 - As vantagens da castidade. 6 - Patologia e castidade. 7 - A castidade e os direitos da natureza. 8 - O valor do instinto. 9 - Harmonias da castidade. 10 - Harmonias mais altas. 11 - A Moral cristã. 12 - Possível a castidade? 13 - Contra factos não há argumentos. 14 - Tem a palavra a juventude. 15 - A juventude continua a depor. 16 - Feixe de sofismas ou desculpas de mau pagador. 17 - Mais sofismas do mesmo feixe. 18 - Sofismas velhos com pretensão a novos. 19 - Mais desculpas de mau pagador, 20 - Responde-se a três dificuldades. 21 - Ordem ou liberdade na desordem? 22 - Castidade, virtude dos fracos? 23 - A morte do último abencerragem. 24 - Verdades fortes para todos. 25 - O exemplo dos Grandes. 26 - A lição de História. 27 - A lição do presente. 28 - Ainda a lição do presente. 29 - A lição do presente tem de continuar. 30 - O caminho da derrota. 31 - Sob o Arco do Triunfo. 32 - A grande estratégia. 33 - Correcção de exercícios. 34 - A correcção de exercícios continua. 35 - Leituras. 36 - Teatro e Cinema. 37 - O noivado. 38 - Modas. 39 - Bailes. 40 - Conversas e Companhias. 41 - O clima da vida moderna. 42 - Rumo às alturas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário