28 março, 2014

SANTOS, F. Agenor de Noronha – APONTAMENTOS PARA O INDICADOR DO DISTRICTO FEDERAL. Rio de Janeiro, Typographia do Instituto Profissional, 1900. In-8º (18cm) de 759 p. ; E.
1.ª edição.
Roteiro do Distrito Federal do Rio de Janeiro. “O autor discorre sobre as transformações política-geográficas do Estado do Rio, e o desligamento da cidade do Rio de Janeiro (município neutro) do Estado. Em seguida cita a criação de várias freguesias do Rio que posteriormente tornaram-se bairros, muitos com os mesmos nomes. Citando decretos, leis e datas o autor faz uma reestruturação histórica do município do Rio acrescido de notas históricas.”
Bairros, beccos, caminhos, campos, enseadas, estradas, freguezias, ilhas, ilhotas, ladeiras, lagôas, largos, morros, portos, povoados, praças, praias, riachos, rios, ruas, serras, suburbios e travessas do Districto Federal.
 “O unico e verdadeiro merito que póde ter o obscuro trabalho óra publicado, é o de facilitar a todos os interessados na vida social e administrativa do Rio de Janeiro o conhecimento da vastissima zona da capital da Republica.
Disposto em ordem alphabetica, elle trata dos logradouros publicos da cidade, de accôrdo com a actual divisão territorial e com os dados historicos dos nossos melhores tradicionalistas.
Pelo esforço de actividade durante tres longos annos de investigação cuidadosa, procurou o autor aprender e conhecer nos seus menores detalhes a historia da cidade em que nasceu, registando nestes Apontamentos minuciosas noticias de interesse ao Districto Federal.”
(excerto da advertência)
Francisco Agenor de Noronha Santos (1876-1954). Escritor e historiador brasileiro. Foi funcionário público do Distrito Federal. Em sua homenagem o Arquivo Histórico do IPHAN é nomeado Arquivo Noronha Santos. Escreveu diversos livros sobre o antigo Estado do Rio de Janeiro.
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação. Páginas amarelecidas por acção do tempo, com manchas de acidez.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário