01 março, 2014

FARINHA, Santos - NOS SUFFRAGIOS DA SENHORA DONA MARIA PIA. Oração funebre recitada na Egreja de Santa Izabel em 13 de julho de 1911. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira, 1911. In-4º (25cm) de [2], 28, [2] p. ; [1] f. il. ; B.
Contém um retrato do autor em extratexto.
Homenagem fúnebre a D. Maria Pia de Sabóia, mulher do rei D. Luís I, rainha consorte de Portugal durante o seu reinado, e mãe do rei D. Carlos I.
"N'estes incisivos versiculos de Salomão resume-se a vida da Senhora Dona Maria Pia, constituindo o seu mais bello encomio, porque, ao mesmo tempo que nos encarecem os merecimentos e sublimes predicados da esposa dedicada e da mãe extremosissima, rememoramnos a mão generosamente dadivosa, repartindo quantiosas sommas pelos desgraçados, estendendo os seus braços para aconchegar os desvalidos e levantar o miseravel dos atros abysmos da indigencia e do desamparo. Justas são pois estas homenagens, preito devido á sua bondade, resumbre glorioso de todos os actos da sua vida; sagração embora despretenciosa rendida á memoria sempre abençoada d'essa figura suprema, em que refulgiram, n'uma quadra tam formidanda, as qualidades mais excelsas e os dotes mais proeminentes, que enaltecem afidalgam e engrandecem os peitos lusitanos."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Ex-libris de Luís Pastor de Macedo no verso da capa.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário