22 março, 2014

CARRILHO, Maria & ROSAS, Fernando & BARROS, Júlia Leitão de & NEVES, Mário & OLIVEIRA, José Manuel Paquete de & MATOS-CRUZ, José de – PORTUGAL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Contributos para uma reavaliação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1989. In-4º (23,5cm) de 244, [2] p. ; [7] f. il. ; B.
1.ª edição.
Um contributo indispensável para a história da vida portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial.
“A circunstância de Portugal ter mantido uma posição de neutralidade ao longo da Segunda Guerra Mundial tem levado a uma excessiva subalternização dos acontecimentos registados no nosso país durante os anos de 1939-1945.
E no entanto algumas coisas bem importantes aqui sucederam nessa fase. Desde logo – e conforme unanimemente se reconhece – Portugal serviu de porto de abrigo e de placa giratória para milhares e milhares de fugitivos da guerra, que por cá se estabeleceram  ou de cá partiram para o continente americano (ou ainda, nalguns poucos casos, para Inglaterra, a fim de prosseguirem a luta). Fomos palco de uma intensa e por vezes mortífera actividade de espionagem, levada a cabo por qualquer dos beligerantes. Desenvolvemos uma complicada estratégia diplomática que – seja qual for a opinião que possa ter-se sobre a sua efectiva habilidade – não deixou de repercutir-se no desenrolar do conflito. E, por último, sem que tenhamos sofrido como outros os dramas da guerra, não deixámos de lhe experimentar as consequências, nas restrições de toda a ordem que foram o dia-a-dia das populações, e também, na própria reformulação de alguns aspectos básicos da filosofia política do regime, afinal obrigado pela dinâmica da economia e pela cada vez mais previsível vitória dos Aliados a refazer a sua cosmética.”
(excerto da apresentação)
Matérias:
- Nota do Editor.
- Política de defesa e rearmamento, por Maria Carrilho.
- A indústria portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial, por Fernando Rosas.
- Anglofilia e germanofilia em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, por Júlia Leitão de Barros.
- A diplomacia portuguesa das duas guerras do século, por Mário Neves.
- A Guerra vista através da imprensa portuguesa, por José Manuel Paquete de Oliveira.
- Portugal – o cinema da Guerra, por José de Matos-Cruz.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário