03 setembro, 2012

VIEIRA, V. M. Lopes / FERREIRA, R. Laborde – ESTATUÁRIA DO PORTO. [S.l.], [s.n. – imp. Sociedade Tipográfica, Lda.], 1987. In-4º (25cm) de 128 p. ; mto il. ; E.
Belíssima monografia da estatuária portuense:
A 1ª parte da obra é dedicada ao levantamento fotográfico dos monumentos, que inclui breves considerações históricas e biográficas; a 2ª parte é preenchida com a lista de escultores e respectivos dados biográficos.
Contém mapa do Porto, distribuído por várias folhas, assinalando os monumentos.

Índice onomástico:
I – Acontecimentos
II – Personalidades
III – Alegorias
IV – Figuras decorativas
“Espalhada, um tanto por toda a parte, encontramos a estatuária do Porto: no centro das praças, ao longo das avenidas, nos recantos dos jardins, na frontaria das igrejas, no interior dos palácios e dos museus. Os povos sempre quiseram glorificar os seus heróis, adorar os seus santos, honrar os seus artistas, lembrar os grandes acontecimentos. E com essa finalidade, erguem as estátuas e constroem os monumentos. Não se coloca uma estátua ao acaso perdida na cidade. Não foi por acaso que se colocaram as estátuas em locais onde as pessoas passam com frequência, onde podem ser vistas, “admiradas”. Elas estão lá para que se lembrem de quem ou do que representam. Estão lá, como a projecção dum passado que não deve ser esquecido. E o Porto não quer esquecer a sua história mais antiga, mesmo antes da nacionalidade, mesmo antes de haver Portugal e toma como seu herói, aquelo Conde de Vímara Peres que outrora conquistou aos mouros uma povoação chamada Portucale. […] A estatuária portuense tem um forte cariz regional. Foi erigida na sua quase totalidade, a pessoas ou factos que estiveram relacionados com o Porto…” (excerto da introdução)
Encadernação editorial cartonada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário