13 setembro, 2012

CARTA ASSINADA DO GENERAL, MARECHAL DE CAMPO VON HINDENBURG (fac-símile).
[S.l.], [s.n.], [s.d. - 192-].
In-fólio (50,5x65cm) de [1] f.

Folha desdobrável que reproduz carta do Marechal Von Hindenburg (no original, em alemão) - em resposta à correspondência de um Capitão do C.E.P. - onde o militar alemão se “retracta” pela referência pouco abonatória que terá feito ao comportamento do Exército Português perante o ataque alemão, em La Lys.

Os factos narrados no meu livro baseiam-se nos depoimentos de um oficial inglez prisioneiro e nas informações dadas por oficiaes alemães que tinham tomado parte no combate.
As investigações a que desde então se tem procedido, dão, porém, um juizo diferente do comportamento das tropas portuguezas, e não tenho duvida em declarar o seguinte:
No meu livro «Da minha vida», acha-se, na narração da batalha do Lys o seguinte periodo:
«As tropas portuguezas, na sua maior parte, retiraram-se do campo de batalha, numa fuga desordenada, deixando aos seus aliados o cuidado de nos combater.»
Conforme fui informado, esta redacção deve ser modificada. O assalto dos alemães encontrou os portuguezes em posição pouco favorável, e o progresso do ataque alemão foi mais favorecido por esse facto, do que por falta de resistência das tropas. Considerando-se as circunstancias difíceis, as tropas, tanto o oficial como o soldado, bateram-se valentemente.
Nas novas edições do meu livro far-se-há igualmente a correspondente rectificação.

(excerto da carta)
A metade inferior da folha contém a tradução da carta do alemão para português, italiano, francês e inglês.
Em rodapé está inscrito “Reprodução do quadro deposto, no dia 9 de Abril de 1925, pelos officiaes de artilharia de campanha nos tumulos dos Soldados Desconhecidos.”
Exemplar em bom estado geral de conservação. Apresenta restauro no verso da folha onde os vincos da folha são mais evidentes, nalguns casos, com perda de papel; manchas de oxidação na parte inferior do documento.
No canto superior esq. é visível o carimbo da “Biblioteca Do Quartel General da IV Região Militar”.
Raro.
Peça de colecção. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário