10 setembro, 2012

BASTOS, Francisco Leite – A MULHER DO CARRASCO : por… Lisboa, Imprensa de J. G. de Sousa Neves, [s.d.]. In-8º (17cm) de 253, [3] p. ; [2] f. il. ; E.
Ilustrado com duas bonitas gravuras em extratexto.
Romance histórico não datado, possivelmente publicado na década de 80 do século XIX. Trata-se de um policial, género cultivado pelo autor, que foi percursor desta literatura em Portugal.
“Em uma tarde de primavera, tepida e serena, chegou á miseravel estalagem de Vagos um passageiro. Viram-no todos com o assombro de uma grande surpresa, parar quasi que apparatosamente á porta de defumada e infecta espelunca, que tinha tanto de repellente na sordida apparencia, quanto de mal afamada no conceito publico. Cavalgava elle nedia mula bem arreiada, com a sua almantricha nova, belos estribos de páo, e apetrechos correspondentes. Não lhe faltava também o famoso cobrijão de lã hespanhola e os fartos alforjes bem fornidos. Os rapazes do sitio iam-se chegando em pacifica espectativa…” (excerto do 1º capítulo, “Preliminares da tragedia”)
Francisco Leite Bastos. “Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias, nascido a 17 de setembro de 1841, em Lisboa, e falecido a 5 de dezembro de 1886, na mesma cidade. Gozou, no seu tempo, de um relativo êxito popular. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários.”
Encadernação coeva em meia de pele, com pequenos defeitos na lombada e nos cantos das pastas. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Falha de papel marginal nas últimas páginas do livro, junto ao canto inferior direito.
Raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário