19 setembro, 2012

AZEVEDO (Crispim), E. Severim de – QUADROS DA MINHA TERRA (contos e chronicas). Com um prefacio do Dr. Cunha e Costa. Edição do Auctor. Porto, Officinas do «Commercio do Porto», 1917. In-8º (18,5cm) de 250, [4] p. ; [1] f. il. ; B.
Contém um retrato do autor em extratexto.
“O auctor d’este livro é uma das pessoas que mais respeito entre as que na nossa terra se obstinam em suppôr que, por ora, n’ella se possa viver exclusivamente das letras. Conheci-o por accaso, já não me lembro como, quando e onde, mas desde logo a sua candura (chamemos-lhe assim) me seduziu. A sua ultima chronica, o seu ultimo poema, contados ou recitados por elle, dão-me sempre a impressão da primeira chronica ou do primeiro poema de um jovem chronista ou de um moço poeta que com muito talento e ainda maior fantasia tentam a letra de forma. 
Nem as contrariedades que tem experimentado, nem as dôres que tem soffrido conseguiram ainda chamuscar as pontas das azas d’aquella linda borboleta branca que lhe esvoaça lá dentro. Severim de Azevedo ha de chegar a velho acreditando pia e firmemente que o futuro de Portugal depende de quem o governar com canções. É um «puro» este authentico martyr da gleba literária lusitana!” (excerto de prefácio). 
Eugénio Severim Azevedo (1884-1920). Escritor e jornalista monárquico, assinava os seus trabalhos com o pseudónimo "Crispim". Foi redactor da Nação e director do jornal de caricaturas O Talassa."
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Capa apresenta pequena falha de papel no canto inferior direito.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário