16 setembro, 2012

MONTEIRO, João - A ESTRADA DE SACAVÉM. Lisboa, Grupo de «Amigos de Lisboa», 1952. In-8.º (21,5 cm) de 191, [1] p. ; [12] f. il. ; [1] f. desdob. il. ; B.
Capa de Francisco Valença - Um "retiro" da Estrada de Sacavém em 1900.
Edição de grande interesse etnográfico, ilustrada em separado com 13 estampas, uma delas desdobrável (pintura a óleo «O Fado» de José Malhoa).
"A Estrada de Sacavém sob os vários aspectos que lhe deram realce e evidência. Sua fisionomia psicológica. Edifícios históricos que a ataviavam. O pitoresco dos célebres retiros. A camada que os frequentava. Tipóias e cocheiros de antanho. O canto do fado. Temas inerentes." 
"Ufanava-se a Estrada de Sacavém - adorável cantinho dos arredores da cidade - de abrigar em seus celebrados retiros o marialvismo alfacinha, a nobreza ciosa de seus pergaminhos e de seu fausto exteriorizado em magníficos corcéis e sumptuosas carruagens e bem assim todo o cortejo de frequentadores assíduos que lhe tributavam carinhoso afecto. A fidalguia brasonada, que se enleava na boémia de espírito, contribuia eficazmente para o realce daquele ameno refúgio - arquivo de graças e galanteios onde encontrava propício folgar. Por ela deslisaram as figuras mais gradas ao lado das massas populares deambulando alegremente em cata das distracções que na velha Estrada de Sacavém se lhes deparavam." (Excerto de Primeiras palavras)
Matérias: - De Entrada. - O Motivo. - Primeiras palavras. - «Post-Scriptum». - Dentro da Igreja de S. Jorge de Arroios situada na Estrada de Sacavém. - Estrada fora. - As Portas de Arroios. - As Hortas. - «Ir às Hortas». - A caminho dos Retiros. - Os Retiros. - A Guitarra. - Reflexões sobre o fado. - O Fado nos Retiros. - Faias - Fadistas. - A Tipóia - O Cocheiro - O Cavalo. - Fidalgos e Gente de Algo na Sela e na Almofada. - Depois das Caçadas. - Festas que marcaram. - Uma festa íntima. - A Sós. - Episódios. - Uma Carta. - Mestre Malhoa. - Epílogo doloroso. - Considerações finais. - Nota.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas apresentam-se sujas e manchadas de humidade na parte inferior. Assinatura possessória datada na f. anterrosto. Miolo irrepreensível.
Raro.
Com interesse histórico e olisiponense.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário