26 janeiro, 2024

SAPEGA, Ellen W. -
FICÇÕES MODERNISTAS:
Um estudo da obra em prosa de José de Almada Negreiros : 1915-1925. [Lisboa], Ministério da Educação: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa : ICALP, 1992. In-4.º (24x16,5 cm) de 139, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Capa: Técnica mista sobre papel de Almada Negreiros, 1938. Dim 65x50 cm. Colecção Particular.
Interessante ensaio sobre a obra em prosa de matriz modernista de Almada Negreiros.
"No âmbito da cultura portuguesa, José de Almada de Negreiros foi,sem dúvida, uma das figuras mais dinâmicas e criativas do século XX. [...]
Hoje, com a prespectivca de mais de vinte anos sobre a morte de Almada Negreiros, podemos afirmar que os seus esforços não foram em vão, pois os seus quadros e murais são considerados entre os mais importantes produzidos neste século em Portugal e Almada, depois de Fernando Pessoa, é uma das mais conhecidas figuras culturais do modernismo português. [...]
Se prestarmos atenção, no entanto, à vida e obra de Almada Negreiros, torna-se evidente que o homem, tão conhecido hoje em dia como pintor e desenhador, fez a sua estreia na sua vida artística principalmente como escritor."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução | I - Os limites da narrativa almadiana: da influência simbolista em Frisos à experiência futurista de Saltimbancos. II - Primeiras tentativas sensacionistas: o percurso de aptrendizagem seguido pelo narrador n'A Engomadeira. III - A transitividade do sujeito literário: K4 O Quadrado Azul como o culminar do projecto sensacionista. IV - A ingenuidade intendida como processo didáctico: o conto jornalístico dos anos 20. V - Nome de Guerra: experiência única e última no projecto da ficção Almadiana. VI - A «Ficção da Ingenuidade» depois de Nome de Guerra. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário