01 janeiro, 2024

SÁ, Ayres de -
TOIRADAS EM PORTUGAL.
Propaganda da revista A Caça. Bibliotheca do sportsman e do agricultor : N.º 2. Lisboa, Typ. e Lith. de Ricardo de Souza & Salles, 1903. In-8.º (17x11 cm) de [4], 141, [3] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Capa assinada por Navarrete.
Interessante monografia sobre as corridas de touros em Portugal, assinalando inúmeros episódios históricos relacionados com a Festa Brava, de antanho e mais recentes. Dedicada pelo autor ao "seu amigo Dr. Henrique Anachoreta".
Livro ilustrado com bonitos desenhos, fotogravuras e retratos em página inteira.
Extensa dedicatória na f. rosto do conhecido escritor tauromáquico Carlos de Abreu (1868-1952) ao Dr. Amaro de Almeida o "médico dos fadistas" (1916-1976).
"El-rei D. João II gostava muito de toiradas. No cap. LXXVI da chronica que d'elle escreveu Garcia de Resende lê-se:
«Do que el-rei fez indo, com a rainha, a vêr correr toiros em Alcouchete.-
Estando el-rei em Alcouchete, indo um dia, de casa, a pé com a rainha e damas e senhores e muitos fidalgos a vêr correr toiros no terreiro, junto da egreja; acertou que, mettendo um toiro na cancella, fugiu do curro e veio para a rua principal, por onde el-rei ia, e, deante do toiro, vinha muita gente fugindo, com grande grita. Foi o receio tamanho nos que iam deante d'el-rei que todos fugiram e se metteram por casas e travessas; e el-rei, só, tomou a rainha pela mão, e poz se deante d'ella com a capa no braço, e a espada apunhada, com muito grande segurança. Esperou, assim, o toiro, que quiz Deus que passou sem entender n'elle, de que muitos fidalgos e outros homens ficaram  mui envergonhados e elle com muita honra, e foi sorte que, se a el-rei vira fazer a outrem, lhe fizera por isso muita mercê, segundo estimava as coisas bem feitas»."
(Excerto do Cap. I)
Encadernação em percalina com ferros gravados a seco e a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura anterior.
Exemplar em bom estado de conservação. Capa cansada, com defeitos e pequenas falhas de papel. Ex-libris de Amaro d'Almeida na f. de dedicatória.
Raro.
85€

Sem comentários:

Enviar um comentário