12 janeiro, 2024

ALMEIDA, Antonio José d' -
PALAVRAS D'UM INTRANSIGENTE.
Aos patriotas, aos sinceros. Coimbra, Typographia Operaria, 1890. In-8.º (19,5x14 cm) de 16 p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo escrito na Cadeia de Coimbra, na sequência da prisão do autor - futuro Presidente da República - na época, jovem estudante - pela critica aberta ao Rei D. Carlos num jornal de Coimbra - o Ultimatum - por ceder às pretensões africanistas da Inglaterra. Aqui, de forma despreocupada, o autor explica os motivos que conduziram ao seu encarceramento. No final critica o juiz que o condenou.
"O Ultimato britânico de 1890 contra as pretensões portuguesas em África provocou um movimento social e político de exaltação patriótica e de contestação da Monarquia. Marcava o fim do pretendido “mapa cor-de-rosa”, que uniria Angola e Moçambique, sob a soberania de Portugal. [...]
António José de Almeida, jovem estudante em Coimbra, escreve nas páginas d’O Ultimatum, de 23 de março de 1890, o artigo “Bragança, o último”, que o levaria a ser condenado a três meses de prisão."
(Fonte: https://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/Ultimato-britanico.aspx)
"Em fins de março sahiu em Coimbra o numero programma do Ultimatum.
Dos seus leitores uns estreme«ceram aterrados, outros applaudiram frementes, outros ainda, os indifferentes, indifferentes mesmo naquella hora sombria em que a Patria agonisava, raça maldita de espiritos feitos de pedantismo com laivos de bazofia, chamaram-lhe uma rapaziada. [...]
Que, no fim de contas, o Ultimatum, que queria fazer conservar em carne viva, no espirito de quem o lesse, a infamia da Inglaterra, não era mais que um grito de guerra, soltado nervosamente e de cabeça levantada, junto á bandeira republicana, em nome dos interesses d'um povo humilhado, em nome dos direitos de Portugal opprimido."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falha de papel no canto inferior direito, assinatura de posse e selo de biblioteca na lombada.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
15€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário